YouTube cria ferramenta contra “roubo” de vídeos

Os dias dos plágios no YouTube parecem estar contados. A plataforma de compartilhamento de vídeos lançará uma ferramenta para seus criadores com mais de cem mil inscritos, que checará se o conteúdo em seus vídeos estão sendo “roubados”. Para certificar os autores de que a autenticidade de seus vídeos sejam preservadas, sempre que forem carregados, a nova ferramenta escaneará e checará se o conteúdo já existe ou é similar a outros já postados no site. É importante alertar que esse recurso é válido apenas para vídeos completos e não apenas trechos. Os criadores que tiverem os conteúdos copiados serão notificados pelo YouTube assim que localizados pela plataforma. Dessa forma, poderão decidir qual ação tomar.

O Copyright Match Tool, assim chamado pelos criadores, ainda está em fase de testes, mas a expectativa no novo recurso é grande. Anteriormente, O YouTube lançou um serviço similar, chamado Content ID, desenvolvido para auxiliar detentores de direitos autorais a encontrar pessoas que utilizam seu conteúdo sem permissão, o que difere uma ferramenta da outra é que o Content ID tem disponibilidade limitada, e diferente do Copyright Match Tool, permite que os chamados youtubers monetizem seu conteúdo, mesmo que este seja copiado de terceiros.

 

Gráfico demonstra como funciona o Copyright Match

Mas como saber se o seu vídeo é genuíno? Como o recurso é válido apenas para o YouTube, para ser considerado o detentor do conteúdo original, você precisa ser o primeiro canal a ter postado o vídeo na plataforma. Nesse caso, se o seu conteúdo por postado em outras plataformas como Vimeo ou Facebook, por exemplo, você não será ajudado pelo Copyright Match Tool.

 

 

 

 

Quer receber nossa newsletter? Preencha o formulário abaixo: