Colaboradores

Vamos fazer juntos o que?

1

Participei neste final de semana como “avaliador” de um painel do fundo de investimentos Vox Capital. Aliás se você não conhece este fundo de capital de risco vale a pena dar uma olhada no que eles se propõe. A Vox é o primeiro fundo de venture capital do Brasil dedicado a investir em NEGÓCIOS que estejam bem no início de sua vida empreendedora e que tem como propósito reduzir a pobreza das classes sociais mais baixas deste país…. (Vox vem de voz interior, tudo a ver com o que acreditamos na Rede Ubuntu!).

Bom, voltando ao nosso papo do final de semana… Neste painel tomei contato com uma iniciativa MARAVILHOSA chamada FAIR PLACE. A primeira plataforma de peer to peer landing do Brasil, ou em outras palavras, empréstimos entre pessoas sem a intermediação de uma instituição financeira (vale a pena visitar, pois a plataforma já está funcionando!). Eles tem um propósito nobre que é o de reduzir SIGNIFICATIVAMENTE os juros deste país que são estratosféricos, aliás, os mais altos do mundo!

Mas o que mais me impressionou é que enquanto todas as atenções das pessoas e canais de comunicação estão voltados para a famosa taxa selic, os spreads bancários deste país são um verdadeiro assalto a mão armada! Bancos levando a singela bagatela de 80%, 100% ou até 150% ao ano em juros dos tomadores de empréstimos. E, desculpe-me, não existe justificativa para esta proporção! Risco, custo, blá, blá, blá…. Esta proporção é insana!

O que mais é desesperador é a diferença entre o discurso e a prática. Bancos despejando toneladas de dinheiro na televisão falando em sustentabilidade e suas ações no dia a dia não “orrrrrnam” muito com este discursos! Com um juros destes, isso é mesmo fazer junto? Faça-me o favor!

Uma boa semana a todos!

Eduardo Seidenthal

AT&T BlackBerry Torch “Rollercoaster”

Post anterior

Uma promoção que Cheirava mal

Próximo post