Tecnologia

Uber lança ferramenta de gravação de áudio que facilita relatos de incidentes durante corridas

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Com o objetivo aumentar a segurança por meio da tecnologia e incentivar interações adequadas ​​durante as corridas, a Uber lançou nessa segunda (10/02) a ferramenta U-Áudio em 5 cidades brasileiras: Salvador, Campo Grande, São Luís, Sorocaba e Uberlândia. O U-Áudio permitirá que usuários e motoristas parceiros gravem áudios durante viagens dentro da plataforma e usem o arquivo para reportar à Uber qualquer acontecimento em que tenham se sentido desconfortáveis.

A ferramenta pode ser acessada por meio dos recursos de segurança que aparecem no app durante uma viagem. Quando a corrida se encerra ou por meio do histórico de corridas, tanto o usuário quanto o motorista terão a opção de relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo de gravação de áudio em apenas alguns toques. O áudio permanece criptografado e armazenado diretamente no dispositivo de quem fez a gravação e a Uber só poderá acessá-lo se o motorista ou usuário escolherem compartilhar o arquivo como parte do relato.

Depois que o arquivo de áudio criptografado for enviado aos agentes de atendimento ao cliente da Uber, este será aberto e usado para ajudar a entender melhor o relato do incidente e tomar as medidas apropriadas. Em algumas situações, uma gravação pode ser utilizada para apoiar os responsáveis pelo atendimento na decisão de desativação do motorista ou usuário, de acordo com o Código de Conduta da Uber. Durante os testes do ferramenta, ela está sendo configurada para apagar os arquivos de áudio automaticamente após uma semana.

O recurso foi criado para ajudar a Uber a entender melhor o que ocorre durante uma viagem. Ao mesmo tempo, a proteção da privacidade dos envolvidos é levada muito a sério em todo o processo. Todos os usuários e motoristas receberão um aviso informando que o recurso está disponível e que eles podem estar sujeitos à gravação de áudio. Somente a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo e isto somente pode ser feito após a denúncia, com o envio do áudio. A gravação não pode ser ouvida no dispositivo do usuário ou motorista, nem compartilhada com terceiros, apenas com a Uber.

Outros recursos anunciados pela Uber para 2020 são U-Ajuda (checagem de rota), verificação de documentos, U-Selfie (selfie com movimento), U-Código e a possibilidade de relato de problemas durante a viagem.

 

 

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