Smart Speakers, o novo Gadget

Durante duas décadas todas as pessoas tinham uma calculadora. No início grande e de mesa, algumas com a possibilidade de impressão. Outras com calculadoras pequenas que carregavam nos bolsos e bolsas e foram desaprendendo ou tendo preguiça de fazer contas.

Peça hoje para uma pessoa de mais de 40 ou 50 anos fazer uma conta de dividir no papel… Mais adiante as calculadoras foram ficando pelo caminho. Assim como os tocadores de mp3, as agendas eletrônicas, as câmeras fotográficas, os GPS, os videogames portáteis, os controles remotos universais, dvds, e mais de uma centena de gadgets, utilidades e funções, que foram pedindo licença e se alojando no Canivete Suíço do Admirável Mundo Novo. Os Smartphones.

Objeto de uso pessoal, equipamento essencial que faz com que as pessoas entrem em desespero quando descobrem estarem sem, que voltem para suas casas e trabalho quando esquecem, e dizendo o tempo todo, “eu não sou nada sem o meu celular…”.

Eu Não Existo Sem Você – Vinicius de Moraes

Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim Que nada nesse mundo levará você de mim Eu sei e você sabe que a distância não existe Que todo grande amor só é bem grande se for triste Por isso, meu amor, não tenha medo de sofrer Pois todos os caminhos me encaminham pra você Assim como o oceano só é belo com o luar Assim como a canção só tem razão se se cantar… Eu não sou nada sem você, meu adorado celular… Parece que em sua música Vinicius intuiu o celular…

Em verdade smartphone, mas o código celular acabou prevalecendo. Por ter sido o primeiro e porque é o mais curto. Faltava o correspondente ao Celular para a casa. Que desempenhasse uma série de outras funções.

E, pelo jeito, e dia após dia, esse dispositivo é o Smart Speakers – Os alto-falantes inteligentes. Hoje já são mais de 100 milhões desses aparelhos, e, mais importante que essa quantidade, é que nos últimos trimestres, dada a performance de vendas, inicia-se um processo de escalabilidade vertiginoso em suas vendas.

Só no último trimestre, as vendas subiram 200% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Esse território hoje é disputado por uma dezena de players, e outras duas dezenas encontram-se a caminho. A liderança ainda pertence à Amazon com 31,6% das vendas no último trimestre, mas seguida de perto pelos produtos similares da Xaomi, Alibaba, Google, Baidu, e Apple…

Um dia, não sei se vocês se lembram, diziam sobre o lamentável carro a álcool dos primeiros dias, UM DIA VOCÊ VAI TER UM.

Eram péssimos, hoje são ótimos. E agora todos, conscientes ou inconscientemente, preparando-se para abandonarem os carros. Todos. O mesmo aconteceu com os celulares e hoje mais de 80% da população do mundo depende desse gadget. E hoje, não seria exagero afirmarmos que, mais cedo ou mais tarde, todos teremos um Smart Speaker. E o que fazem os smart speakers.

Conversam com as pessoas, e respondem a todas as perguntas que foram treinados para. Inserem-se na tal da internet das coisas, e trabalham com a inteligência artificial. E custam, exagerando, o mesmo que duas dúzias de banana. E aí você desperta, vira para seu despertador, e responde, Bom Dia! Não é mais aquele velho despertador, é seu Smart Speaker que acaba de acordar você.

E aí você pergunta como está o tempo… Vai chover…? Por favor, quais são as reuniões que tenho hoje? Onde é meu almoço…? Que horas abre o restaurante? Tem menu executivo? Que horas são agora em Tóquio? Qual a cotação do dólar? Que filmes você me recomenda?

Ah, ia me esquecendo, é rádio, despertador, agenda, mapa, secretária, caixa de som… Ou seja, o canivete suíço dois dos tempos modernos. Inevitável, mais cedo ou mais tarde vamos nos render e ter um…  Mas, Atenção. Ministério da Saúde e em conjunto com o da Justiça adverte: Os Smart Speaker vão guardando informações e registrando conversas… A menos que desabilitados.

Meses atrás a Alexa, assistente de voz do smart speaker Echo da Amazon – foi intimada a comparecer a uma audiência na justiça americana como testemunha de homicídio. Claro, exagerando. Um juiz de New Hampshire determinou a apreensão do gadget e a coleta de todos os dados armazenados. Mas, para conseguir cumprir a intimação, é necessário que a Amazon libere o acesso a seus servidores…

De qualquer maneira, e como aprendemos, cautela e caldo de galinha… Vá se preparando, amigo; você está a uma distância e um tempo muito menor do seu primeiro Smart Speaker do que você imagina.

 

 

Quer receber nossa newsletter? Preencha o formulário abaixo: