Rock in Rio engaja fãs na construção de “um mundo melhor”

Festival anuncia desafio nas redes sociais em parceria com a Natura, além de leilão de instrumentos musicais assinados por artistas e um concurso para estudantes das redes de ensino público do Estado e Município do Rio de Janeiro

A organização do Rock in Rio fez uma viagem no tempo na tarde desta quarta-feira, 7, quando recebeu parceiros e artistas em seu escritório na Cidade do Rock e relembrou que desde sua primeira edição, em 1985, atua na construção de um mundo melhor. E por acreditar neste movimento, o festival, que já reuniu toda uma juventude para comemorar a volta da democracia e que já parou por três minutos de silêncio pedindo paz, entre muitas outras iniciativas, agora, usa toda a sua força, ao incorporar a palavra “Tod+s” ao mote “Por Um Mundo Melhor” e empoderar seu público para uma construção coletiva.

O propósito de construção de um mundo melhor também foi o que motivou a parceria com a Natura, que é referência em sustentabilidade e ações de impacto positivo. As marcas se uniram na co-construção de uma nova atração para o festival e no desenvolvimento de ações de engajamento em prol da transformação. Um dos desdobramentos dessa parceria será um desafio digital que propõe que as pessoas criem novos hábitos e gerem suas próprias mudanças, como um marco zero em suas vidas, como aquelas resoluções de um ano que se inicia. No total, serão 21 desafios.

Vídeos dos desafios postados por fãs e influenciadores podem ganhar telão do Palco Mundo

A ação ganhará vida das redes sociais do Rock in Rio e da Natura – Instagram e Facebook. No total serão 21 desafios divididos em sete dias, ou seja, três conquistas por dia que abraçam três diferentes temas: Desafie o seu eu; Conecte-se com o outro; e Abrace seu planeta.

Para cada um destes assuntos, uma relação de sete possíveis e factíveis vitórias. E, ao final de uma semana, um coletivo muito mais capaz e pronto para lutar “Por Um Mundo Melhor”.

As pessoas que mais se engajarem terão seus posts replicados nas redes do Rock in Rio. Além disso, para amplificação da mensagem por um mundo melhor e mais bonito, os usuários e influenciadores que gravarem vídeo contando a experiência de participar da ação poderão aparecer no telão do Palco Mundo durante os sete dias de Rock in Rio.

Fans 4 Change – Leilão Por Um Mundo Melhor

Para quem acredita que o mundo melhor é possível, ele ficará ainda mais incrível com o leilão de instrumentos musicais que será feito a partir das doações de artistas e com a assinatura dos mesmos. No dia 26 de agosto, os itens já poderão ser adquiridos pela plataforma É Solidar (responsável por todos os leilões realizados pelo Rock in Rio). Os itens são os mais variados, de prato de bateria e guitarra assinados pela banda Marron 5 a guitarras de Justin Timberlake, Red Hot Chilli Peppers, Paralamas do Sucesso, Ivete Sangalo, entre inúmeros outros. Desde o primeiro leilão, realizado em 2016, a arrecadação já chega a quase R$ 500 mil. Nesta edição, assim como em 2017, todo o valor angariado terá como destino o plantio de árvores na Amazônia, com gestão do FUNBIO e execução do ISA.

Na Educação, Rock in Rio mobiliza alunos da rede pública de ensino e incentiva a construção de um mundo melhor a partir da música

O Rock in Rio promove, em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Educação, um concurso de redação nas escolas da rede pública de ensino. No total, serão premiados 500 alunos que terão direito a um par de ingresso para ir ao Rock in Rio. A ação totalizará uma entrega de mil ingressos.

No Estado, o concurso será realizado em escolas localizadas nas comunidades das quais são oriundos os artistas que se apresentarão no Espaço Favela, uma nova área do evento para a edição de 2019. A seleção dos textos contará com a participação dos professore e todo o regulamento ficará a cargo da SEEDUC (Secretaria Estadual de Educação), que engajará jovens a partir do tema “Todos Juntos Por Um Mundo Melhor”. Eles deverão trazer ideias que estejam ao seu alcance para transformar a cidade em um Rio melhor para todos nós.

Já no município, o tema será “Meu Encontro com a Música” e o projeto estimula a escrita inovadora e as vivências do aluno com a música, além do impacto da atividade na sua visão de mundo, expectativas, ambições e sonhos. Poderão se inscrever alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Cada escola escolherá uma única produção para representar a Unidade Escolar junto à CRE (Coordenadoria de Educação Básica), que avaliará as produções seguindo os critérios de clareza, coesão, coerência e originalidade.

Parceiros do Rock n Rio prezam por atitudes positivas a qualquer hora e em todos os lugares

Para endossar esse posicionamento da marca “Tod+s Por Um Mundo Melhor” o festival se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. A partir destas parcerias, uma série de ações se desenvolvem sempre pautadas pelo objetivo de adoção de práticas que pensem no coletivo. Por essa razão, uma das novidades desta edição é a seleção do premiado Capim Santo, como buffet da área Vip. Considerado a embaixada da gastronomia brasileira contemporânea no país, sua escolha não se pauta apenas pela qualidade e originalidade. A chef Morena Leite desenvolve um trabalho social notável junto ao Instituto de Capacitação Profissional do Capim Santo, que, há quase 10 anos, habilita jovens e adultos em risco social para o mercado de gastronomia, hotelaria e turismo, promovendo a cultura gastronômica brasileira, a sustentabilidade e os valores comportamentais.

Entre as novidades é que o projeto de capacitação profissional do Capim Santo terá, a partir de agora, um capítulo no Rio de Janeiro. O instituto capacitará 25 pessoas na cidade, que passarão por um treinamento que evolve segurança alimentar, técnicas gastronômicas e comportamentais. Eles atuarão em diversos espaços da área VIP, da cozinha ao salão de convidados, com as mais diversas tarefas. Este treinamento tem apoio do Rock in Rio e da Estácio.

De 2001 para 2019 – De Por Um Mundo Melhor para “Nave, Nosso Futuro é Agora”

Se em 2001, a tenda Por Um Melhor foi uma das grandes atrações do evento, nesta edição a “Nave – Nosso Futuro é Agora” promete cumprir com o papel de materializar o discurso de que para construir o futuro é preciso mudar o presente. A partir de uma co-criação entre Rock in Rio e Natura durante o festival, o velódromo do Parque Olímpico vai se transformar em uma grande experiência imersiva e sensorial. Sentidos, estímulos, sincronicidade, tecnologia vão mudar o seu ritmo interior. Em sessões de 20 minutos: música impactante, efeitos cenográficos, 5.000 metros quadrados de projeções, onde público e imagens interagem. Uma experiencia onde tempo ganha nova dimensão. Uma oportunidade para nos reconhecermos e encontrarmos uma nova sintonia.

 

 

Quer receber nossa newsletter? Preencha o formulário abaixo: