Revelados os vencedores do Prêmio “Os Mais Importantes no Varejo”

Anúncio feito na BR Week destaca Grupo Pão de Açúcar como varejista do ano

O Brasil conheceu hoje a lista de empresas com maior peso no segmento varejista. Os vencedores do prêmio “Os Mais Importantes no Varejo” foram anunciados nesta quarta-feira, durante a 2ª edição do Brazilian Retail Week (BR Week). O evento, que discute os rumos do varejo no País, reuniu nos últimos três dias, em São Paulo, cerca de 1500 empresários e especialistas em áreas diversas.

“O jeito brasileiro de fazer negócio é diferente do restante do mundo e precisamos revelar as boas práticas que nos tornam tão admirados”, afirma Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e presidente do Grupo Padrão, do qual faz parte a revista NOVAREJO.

Para chegar aos vencedores, a consultoria Accenture – que realizou o estudo pioneiro a pedido da revista NOVAREJO, idealizadora do Prêmio “Os Mais Importantes no Varejo” – dividiu as empresas concorrentes em 19 categorias, sendo cinco baseadas em análise quantitativa e 14 em qualitativa. A avaliação foi realizada nos primeiros quatro meses de 2012.

“Aceitamos o desafio proposto e realizamos o estudo que avaliou 42 empresas em 5 diferentes segmentos de atuação. Além da questão quantitativa, baseada em estatísticas, consideramos também análises qualitativas para reconhecer destaques no varejo nacional em distintas categorias. Foi formada uma banca com profissionais com diversas especialidades para verificar as empresas destaques”, explica Rodrigo Diago, executivo sênior para o varejo da Accenture.

O grande vencedor, em três categorias – Varejo Empregador do Ano, Sustentabilidade e Varejo do Ano –, foi o Grupo Pão de Açúcar. “É sempre bom receber uma premiação, mas nós não trabalhamos para sermos premiados, buscamos resultados e procuramos cumprir nossa missão que é garantir a melhor experiência de compra para nossos clientes. Cada um dos nossos 170 mil colaboradores tem isso como meta e se continuarmos com essa dedicação, de forma constante e consistente, acredito que os prêmios serão uma consequência”, ressalta Hugo Bethlem, vice-presidente de relações corporativas do Grupo Pão de Açúcar.

Para Roni Cunha Bueno, diretor de marketing da Netshoes, o prêmio é um reconhecimento do trabalho que as boas empresas no varejo vêm fazendo. “Incentiva as empresas e profissionais a continuarem desenvolvendo o setor a ser cada dia melhor. A divulgação dessa lista tem efeito para o varejo como um todo, mas tem impacto também na nossa área de atuação: serve para guiar os profissionais no direcionamento de suas carreiras”, comenta.

Confira os vencedores do Prêmio “Os Mais Importantes no Varejo”:

ANÁLISE QUANTITATIVA ANÁLISE QUALITATIVA
Super/ Hipermercados (Até R$ 7 Bi de Faturamento) Inovação e Design de Loja
Sonda Chilli Beans
Atacarejo Campanha de Marketing e Inovação
Atacadão O Boticário
Magazines / Lojas de Departamento Mercado Emergente/Regional
Hering Pague Menos
Shopping Centers E-commerce/Varejo On-line
BR Malls NetShoes
Drogarias e Farmácias Sustentabilidade
Pague Menos Grupo Pão de Açúcar
Varejo Empregador do Ano
Grupo Pão de Açúcar
Experiência de Consumo: Shopping Ponto de Compra
Pátio Higienópolis
Experiência de Consumo: Shopping Ponto de Compra Regional
San Pellegrino Mall (Caxias do Sul/RS)
Inovação em Gestão Multicanal
Saraiva
Apoio e capacitação do pequeno e médio varejo – capacitação
ABF
Apoio e capacitação do pequeno e médio varejo – financiamento
Losango
Revelação do Ano
MeMove
Liderança de Varejo/Personalidade (CEOS empresas)
O Boticário – Arthur Grynbaum
Varejo do Ano
Grupo Pão de Açúcar

Sobre o BR Week 2012

Em 2011, o BR Week obteve 92% de aprovação dos participantes, o que legitima sua capacidade inovadora e demonstra a complexidade e importância dos temas abordados sobre o varejo do Brasil. Seguindo o modelo de eventos como NRF (National Retail Federation) e WRC (World Retail Congress), é o principal encontro do varejo e reuniu empresários do segmento para discutirem os rumos para a profissionalização estratégica do setor.  Com o tema, “É do Brasil!!! O varejo como só nós sabemos fazer”, o evento mostrou as melhores práticas, os desafios, cases, estratégias e ideias que constroem um varejo de sucesso.

Em 2012, a área de exposição do BR Week foi ampliada e todas as atividades proporcionaram aos participantes a troca de experiências e o estudo de soluções diferenciadas, criativas e admiradas em todo mundo. Este novo formato teve o intuito de tornar os processos do setor varejista ainda mais eficientes, rentáveis e inovadores. Ambiente perfeito para que as marcas e os patrocinadores interagissem com os executivos mais influentes do varejo brasileiro. Uma oportunidade única de gerar novos negócios, apresentar soluções, captar novos clientes, disseminar e compartilhar conhecimento em um evento de varejo, feito por quem gosta de varejo, para quem tem varejo no DNA.

Como diferenciais esta edição teve novos assuntos e um conteúdo diversificado, focado nas necessidades e demandas de praticamente todos os segmentos que compõem o varejo brasileiro. Além disso, um novo Retail Lab foi redimensionado com uma nova proposta, e o reconhecimento aos “Mais Importantes no Varejo”, estudo exclusivo desenvolvido pela revista NOVAREJO e pela Accenture.

O evento foi composto por plenárias, apresentações de cases, palestras e debates. O BR Week 2012 é uma realização da revista NOVAREJO, com a organização da Padrão Eventos.

Sobre o Grupo Padrão

O Grupo Padrão é uma organização que desenvolve e dissemina conteúdos qualificados e inteligência de mercado referente a temáticas de consumidores e relações de consumo, voltadas para o ambiente corporativo. Sua atuação é dividida em quatro unidades de negócios: Editorial, Empresarial, Eletrônico e Eventos. Há 17 anos no mercado, as iniciativas de maior destaque são as revistas Consumidor Moderno, NOVAREJO e Guia do SAC, os congressos CONAREC (Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente), CCMCC (Congresso Consumidor Moderno de Crédito, Cobrança e Meios de Pagamento) e BR Week (Brazilian Retail Week) , além dos Prêmios Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e Empresas que mais Respeitam o Consumidor. Promover uma comunicação mais consciente, integrada e transparente entre empresas e consumidores é o objetivo de todo trabalho desenvolvido pela instituição.

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