AiEventos

Primeiro banco de imagens LGBTs do Brasil vence Prêmio

0

Com o intuito de produzir imagens menos estereotipadas sobre LGBTs, coletivo gaúcho ganhou premiação e terá trajetória retratada em documentário

O coletivo gaúcho Viva Voz, composto por cinco estudantes acaba de levar o Prêmio Brasil Criativo na categoria Publicidade com a iniciativa Tem que Ter. Totalmente gratuito o projeto é um banco de imagens que retrata LGBTs, em cenas cotidianas e que tem como objetivo descontruir a visão preconceituosa e estereotipada.

Os vencedores foram revelados no último sábado, dia 30 de novembro durante o Pixel Show em São Paulo. O Prêmio Brasil Criativo tem como propósito fortalecer, revelar e incentivar a economia criativa brasileira, por meio da divulgação e valorização de iniciativas nos diferentes segmentos que compõem o setor.

Em sua terceira edição, a categoria Publicidade tinha como foco projetos de profissionais independentes. A Premiação contou com total de 12 categorias e foi apresentada pela 3M com patrocínio do Mercado Livre.

Além do reconhecimento das iniciativas, os vencedores terão suas trajetórias contadas em um documentário que será produzido pela organização do Prêmio Brasil Criativo, que ajudará a divulgar os projetos e a difundir e inspirar novos negócios e ações. O documentário será lançado no dia 21 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial da Criatividade.

“A partir de agora, a missão do Prêmio Brasil Criativo é conectar esse ecossistema e ampliar as oportunidades de desenvolvimento e geração de negócios entre os empreendedores destes setores. Vamos fortalecer a comunidade de empreendedores, profissionais, curadores e parceiros que fazem parte desta grande rede criativa formada pela premiação”, revela Lucas Foster especialista em criatividade e idealizador do Prêmio Brasil Criativo.

Confira todos os projetos vencedores da terceira edição do Prêmio Brasil Criativo:

Arquitetura / Cidades para Pessoas:

Cidades.co – São Paulo – São Paulo
Uma plataforma que engaja e traz ferramentas para que os cidadãos sejam protagonistas da melhoria seus bairros, fortalecendo iniciativas locais para criar espaços mais humanos, acessíveis e de qualidade.

https://www.pracas.co/


Artes Cênicas / Festivais que Transformam:

Festival do Teatro Brasileiro – Brasília – Distrito Federal
Um festival nômade. Assim é o Festival do Teatro Brasileiro (FTB). Na estrada desde 1999 tem como característica intrínseca viajar, e levar a cultura do teatro brasileiro de um estado a outro.

http://20.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/

 

Audiovisual / Jogos Independentes:

Game Jam Plus – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
A Game Jam é uma Copa do Mundo do desenvolvimento de jogos, que incentiva o mercado de games nacional.

http://www.gamejamplus.com

Design / Wearables:

Setor W LAB – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Laboratório Pop Up para criação e desenvolvimentos de Wearables através de eletrônica têxtil e codificação criativa.

www.facebook.com/pg/setorwlab

 

Editorial / Creators que Inspiram:

Ter.a.pia – São Paulo – São Paulo
Em 2018, o canal ter.a.pia nasceu como uma troca de experiências, por meio das histórias contadas pelos participantes, enquanto lavam louça. Desde então, já são mais de 60 histórias contadas e que trazem temas como luto, amizade, amor, superação e paternidade.

www.youtube.com/terapiahistorias

 

Expressões Culturais / Artesanato Digital:

Elo7 – São Paulo – São Paulo
Uma plataforma de produtos autorais, que tem como missão transformar a vida das pessoas, por meio de um ambiente humanizado de compra e venda que conecta e inspira.

www.elo7.com.br

 

Moda / Marcas que preservam:

Juicybazar – Santos – São Paulo
Solidariedade e boas compras combinam? No Juicybazar, sim! O maior evento de economia circular da Baixada Santista já estendeu a vida útil de mais de 50.000 peças descartadas e doou mais de R$ 280.000 para boas causas em 8 anos de existência.

https://www.juicybazar.com.br/

 

Música / DJ do Ano:

Cultura Hip Hop nas Escolas – Caxias do Sul – Rio Grande do Sul
Chiquinho Divilas comanda o Hip Hop nas escolas, ele é educador social, mestre em diversidade poeta e leva inclusão e cultura para escolas públicas por meio da arte.

www.facebook.com/pg/chiquinhodivilas

 

P&D / Patente dos Sonhos:

Aplicativo Giulia para Surdos – Manaus- Amazonas
Aplicativo criado para gerar acessibilidade aos surdos nos espaços públicos de turismo e lazer. Por meio de um celular, o aplicativo lê placas, embalagens e sinais e traduz para libras em tempo real.

http://www.projetogiulia.com.br/public/

 

Patrimônio e Artes / Quero Museu Vivo:

Acervo da Laje – Salvador – Bahia
Um acervo com centenas de obras artísticas e históricas sobre o subúrbio Ferroviário de Salvador, com a função de expor a beleza produzida pelos artistas da periferia.

www.acervodalaje.com.br

 

Publicidade / Freelancer de Respeito:

Tem que ter – Porto Alegre – Rio Grande do Sul
O primeiro banco de imagens focado na representação e visibilidade LGBTI+ e outras minorias, que não se identificam na publicidade brasileira.

https://www.facebook.com/temqueter.org/

 

TIC / Apps que Educam:

Inventeca StoryMax – São Paulo – São Paulo
A Story Max torna a leitura mais atraente e envolvente para crianças e jovens adultos por meio de apps books.

www.storymax.me

 

 

Quer receber nossa Newsletter? Preencha o formulário abaixo:

Conheça o Happy Hour com Elas, podcast sobre empreendedorismo feminino 

Post anterior

SIM São Paulo: conheça as casas que participam da programação noturna

Próximo post