Obra de Banksy pintada em porta do Bataclan é roubada

Ladrões levaram a porta que representava um apoio às vítimas do atentado terrorista de 2015

Uma pintura de Banksy, um dos mais famosos artistas de arte urbana da atualidade, em homenagem às vítimas ao ataque terrorista na casa de shows Bataclan, em Paris, foi roubada na madrugada de sexta-feira (25/01). Três ladrões encapuzados foram filmados retirando a porta de emergência do espaço.

A administração Bataclan twittou sua “profunda indignação” de que um “símbolo de lembrança pertencente a todos: moradores locais, parisienses, cidadãos do mundo, foi tirado de nós”. Eles disseram que a pintura “só tinha significado naquele local, e é por isso que queríamos deixá-la ali, livre, na rua, acessível a todos”.

A obra, que mostrava uma mulher cabisbaixa com semblante triste, estava pintada em uma das saídas de emergência da sala, pela qual muitas pessoas escaparam do ataque lançado por terroristas do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que entraram no local e atiraram indiscriminadamente contra o público. O grafite foi retirado pelos ladrões em uma caminhonete.

Obra de Banksy na porta do Le Bataclan (Foto: Reprodução Instagram)

Os ataques desfechados em 13 de novembro de 2015 por membros do Estado Islâmico deixaram 130 mortos, a maioria dentro do Bataclan. Os demais foram mortos em vários cafés do leste da capital, assim como nas proximidades do Stade de France. Banksy publicou uma foto da obra em sua conta no Instagram em junho, confirmando sua autoria.

A pintura foi encontrada numa manhã de junho do ano passado, em uma porta de emergência nos fundos do Bataclan, no beco de Saint-Pierre Amelot. Banksy, que é britânico, mas cuja indentidade nunca foi revelada, pintou durante a noite e mais tarde reconheceu a obra como sua, juntamente com uma série de outras pinturas de rua de Paris. No fim de 2015, Banksy já havia deixado sua marca na França na entrada da “Selva” de Calais, onde 4,5 mil migrantes viviam em condições precárias.

 

 

Quer receber nossa Newsletter? Preencha o formulário abaixo: