O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica comemora 20 anos

Maior evento de arte e tecnologia da América Latina, o FILE celebra seus 20 anos entre 26 de junho e 11 de agosto, com entrada gratuita

Entre os dias 26 de junho e 11 de agosto de 2019 o Centro Cultural Fiesp vai receber o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica -, que em seu 20º ano mantém a ênfase na inovação, destacando obras que unem arte e tecnologia. Mostrar o que há de novo é a marca principal do FILE, que vem crescendo continuamente desde sua primeira montagem – já são 48 edições. Além de games e obras que fazem uso dos mais avançados óculos de realidade virtual, o FILE traz 12 instalações, 13 trabalhos na categoria FILE Cinema Circular, 22 de Led Show, 70 de videoarte, 26 de hipersônica, 10 de web arte, 37 GIFs e 77 animações.

Conheça os destaques do File 2019:

A instalação gigantesca “A Sense of Gravity”, do holandês Teun Vonk, permite que o visitante experimente uma nova forma de perceber a gravidade. Ele criou uma máquina de aparência futurista e tecnológica que abriga um ambiente dinâmico e macio e convida o espectador a se submeter a uma experiência física inusitada e intimista: uma vivência perceptiva individual para quem está dentro da obra e, ao mesmo tempo, um espetáculo para quem está fora dela.

“Scope” consiste em dois óculos e fones de ouvido de RV (realidade virtual), conectados entre si por uma escultura rígida de cerca de 180 centímetros de comprimento. Conforme os dois espectadores se movimentam no espaço físico e virtual, orientam e influenciam um ao outro com a cabeça através da estrutura que os une. A obra promove uma conjunção inovadora da força física com a realidade virtual, na qual os espectadores estão imersos em água e lutam contra a correnteza. A artista Kristin McWharter propõe, em suas obras, a interação de novas tecnologias com os espectadores.

“Into the Wind” consiste em uma instalação que promove a interação dos sopros do espectador, que geram bolhas de sabão. As formas das bolhas variam de acordo com os sopros – o visitante pode observar o processo e o mecanismo, graças às estruturas transparentes. Inspirada pela observação de cenas da vida cotidiana, a obra tem como foco principal o vento, como força natural que flui entre as pessoas; o espectador é convidado à experiência de reproduzir o vento ao desencadear mecanismos especiais por meio da respiração.

A instalação “Tempo: cor” será lançada mundialmente no FILE – composta por 7 relógios cromáticos, cada qual em um fuso horário, converte as horas em cores. Criação do artista brasileiro Pedro Veneroso, a obra propõe o estudo da relação do tempo com as cores. A ideia é vivenciar o tempo mais como realidade intensiva e menos como quantificação matemática, e provoca o questionamento dos códigos e das notações considerados axiomáticas.

Workshops FILE 2019

Há dez anos, as oficinas promovidas pelo FILE reúnem educadores da ciência da computação e artistas que buscam uma imersão experimental na essência da linguagem tecnológica, a fim de difundir a tecnologia como linguagem criativa e propagar os processos de desenvolvimento artístico para o maior número de pessoas possível. Neste ano, as oficinas do FILE Workshops 2019 – todas gratuitas – serão realizadas de 26 a 29 de junho, no SESC Avenida Paulista. Para participar, é preciso se inscrever previamente on-line.

 

Serviço:

FILE – Festival Internacional De Linguagem Eletrônica

Período: de 26 de junho a 11 de agosto de 2019

Local: Centro Cultural Fiesp (avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Horários: terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20

Agendamentos de grupos e escolas: ccfagendamentos@sesisp.org.br

Entrada gratuita. Mais informações em centroculturalfiesp.com.br

 

Conversa com Maya Maya Puig (Fundação Interactive Media, Berlim)

Data: 26/6

Horário: 18h30

Local: Centro Cultural Fiesp – av. Paulista, 1313 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01311-923

Entrada gratuita. Mais informações em centroculturalfiesp.com.br

 

FILE Workshops 2019

Período: de 26 a 29 de junho de 2019

Local: SESC Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista – SÃO PAULO | CEP: 01311-903

Inscrição on-line.

Programação: file.org.br/highlight/portugues-file-workshops-2019

Classificação Indicativa Livre

CURADORIA Paula Perissinotto e Ricardo Barreto
Realização Sesi-SP | Fiesp

 

 

Quer receber nossa newsletter? Preencha o formulário abaixo: