AiEventosIniciativa

MIS recebe mostra fotográfica “Todos Iguais, Todos Diferentes?”

0

Diversidade cultural é o eixo central da exposição que levará ao MIS mais de 200 fotografias produzidas por Pierre Fatumbi Verger e estará em cartaz de 31 de agosto a 13 de outubro 

Em tempos em que o mundo apresenta o retorno de discursos preconceituosos que carregam a ideia de supremacia cultural, a Fundação Pierre Verger, inspirada na vida e obra do seu criador, coloca em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, uma exposição que chama a atenção, provoca e incita o público a refletir sobre um tema que é, certamente, uma das principais riquezas existentes no mundo: a diversidade cultural.

Em Todos Iguais, Todos Diferentes?, as fotografias de Pierre Fatumbi Verger nos revelam a beleza da pluralidade dos povos e aquilo que foi não apenas o seu objeto de pesquisas e trabalhos, mas, principalmente, o seu objetivo de vida desde que saiu da França, na década de 1930, para buscar o encontro com o outro e consigo mesmo, adotando uma nova forma de viver e de pensar.

A importância e a sinceridade dessas relações poderão ser apreciadas na exposição Todos Iguais, Todos Diferentes? e no livro homônimo, que serão lançados no dia 31 de agosto, dentro da programação do FOTO MIS 2019. O projeto, que apresenta retratos produzidos por Verger entre os anos 1930 e 1970, em mais de 20 países dos cinco continentes, respira a diversidade e o respeito.

Confira o trailer da mostra fotográfica:

Com curadoria de Alex Baradel, a exposição traz mais de 200 fotografias, apresentadas através de diversos formatos e suportes – ampliações recentes e documentos originais – e também por projeções de Motions Graphics, baseados em retratos realizados por Verger ao longo da sua vida. Um aplicativo para smartphones desenvolvido para a exposição permitirá ao visitante ouvir depoimentos sobre a diversidade cultural, narrados por diversos artistas, intelectuais e pensadores oriundos dos países visitados por Verger; a exemplo de Esteban Volkov, neto de Trotsky.

O lançamento do livro Todos Iguais, Todos Diferentes?, acontecerá na abertura da exposição, às 16 horas, junto à palestra de Rubens Ricupero, que assina o prefácio da obra, seguido por um bate papo entre o ex-Ministro, o curador do projeto e o público presente. O livro é uma publicação da Fundação Pierre Verger e será vendido pelo preço promocional de R$ 90,00.

A exposição é patrocinada pela PwC Brasil, através da Lei Rouanet.

 

 

Quer receber nossa newsletter? Preencha o formulário abaixo:

Natura Tododia propõe movimento #SouMaisQueUmRótulo

Post anterior

Clubes Melissa e Mini Melissa têm semana com desconto especial

Próximo post