Instagram anuncia Threads, seu aplicativo de mensagens

Derivado aposta na maior possibilidade de interações do usuário com seus amigos mais próximos, mas já conta com problemas básicos de privacidade

O Instagram anunciou hoje (3) o lançamento global do Threads, seu aplicativo derivado cujo foco é a troca de mensagens privadas entre amigos.

Quase um Messenger, o Threads serve para o usuário conversar com amigos próximos e permite que se compartilhe fotos, vídeos e mensagens com rapidez para a “lista verde” de melhores amigos do Instagram. São três funções básicas que movem a plataforma: a câmera, que serve como tela inicial mas ao contrário do Instagram não conta com opções de filtro; a caixa de entrada, limitada aos melhores amigos; e a página de status, com direito a emojis e frases pré-preparadas pela plataforma.

A seção de status é também a parte mais polêmica do Threads pois há uma função no aplicativo que permite que a página seja atualizada automaticamente com dados de geolocalização fornecidos pelo smartphone do usuário – o que pode ser problemático vindo de uma empresa cuja dona acaba de passar por um dos escândalos de privacidade mais preocupantes dos últimos anos.

No anúncio, o Instagram afirma que a nova rede social não armazenará dados de localização, mas apenas usará estes registros para dar contexto de como anda a vida da pessoa e deixará disponível este status aos amigos selecionados para a lista do aplicativo principal.

Para além das questões de privacidade, o Threads é um novo esforço do Instagram para sublimar a concorrência do Snapchat, que nos últimos anos assumiu justamente a posição de app de mensagens para amigos próximos. O novo aplicativo também sucede o fracasso do Direct, outro derivado focado em mensagens que a companhia criou em 2017 e fechou em maio deste ano.

O Threads já está disponível em todos os países onde o Instagram atua, tanto para usuários do iOS quanto do Android.

 

 

Quer receber nossa newsletter? Preencha o formulário abaixo: