Homens são principais consumidores em supermercados online

Estudo alerta para uso de estereótipos de gênero em estratégias de e-commerce

Uma nova análise da empresa de pesquisa em mídia Kantar indica que os homens compram mais em supermercados online do que as mulheres. A pesquisa foi realizada em 14 países, analisando mais de 100 mil atos de compras e o comportamento de 27 mil compradores online, os chamados e-shoppers.

O resultado? 47% dos homens fizeram compras de supermercado online, contra 39% das mulheres. A alta adesão masculina acende um alerta para as marcas que trabalham com estereótipos de gênero. Muitas das propagandas de categorias relacionadas à ida ao supermercado são direcionadas apenas às mulheres. Um tiro no pé.

De acordo com o AdReaction – Getting Gender Right, outro estudo da Kantar, as mulheres são o target de 89% das comunicações em produtos de limpeza, 88% em alimentos, 76% em higiene pessoal. Na prática, porém, 80% dos homens participam das decisões de compra de supermercado, junto com 91% das mulheres.

Ao fechar os olhos para a nova realidade da sociedade, as marcas perdem oportunidades de negócio. Por outro lado, marcas que equilibram a atenção nos dois gêneros impulsionam um valor maior, segundo a análise. Para Luciana Piedemonte, diretora e líder de commerce da Kantar Brasil, as marcas precisam agir de forma diferente em cada caso, entender o perfil dos compradores, que têm diferentes necessidades e motivações, e entregar soluções específicas.

 

 

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