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Grupo Renner diz que vai prever futuras compras de seus clientes

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Unindo conveniência e praticidade, a Youcom, marca de moda jovem do grupo Renner, está testando essa modalidade de vendas com algumas consumidoras mais frequentes.  Essa ação faz parte de uma série de iniciativas do grupo Renner que pretendem usar a tecnologia para tornar as vendas mais inteligentes, assertivas e personalizadas, de acordo com a loja, a região e os hábitos de compra de seus consumidores.

“Essa modalidade ainda está em testes, mas é promissora. A assertividade na compra é maior e a consumidora consegue comprar na Youcom sem sair de casa”, diz Cláudio Barone, diretor de negócio da Youcom.

De acordo com matéria publicada no Grupo Exame, entre as novas ferramentas, está o provador virtual, que avalia qual seria o tamanho certo de uma peça de acordo com as medidas, peso e altura da consumidora. O uso da ferramenta no comércio eletrônico ainda é pequeno, de apenas 4%, mas a taxa de conversão de quem a usa é cinco vezes maior, já que uma das principais dificuldades de comprar roupas na internet é saber se irá servir ou não.

Pandemia

Como consequência dos investimentos e da quarentena pela pandemia do novo coronavírus, as vendas nos canais digitais, que já vinham crescendo cerca de 50% ao ano, registraram um aumento de 32,9% no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.

O grupo reportou receita líquida de vendas de 1,5 bilhão de reais no primeiro trimestre do ano, queda de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com mais de 600 lojas, são 387 lojas da Renner e 98 da Youcom. Ela atua também com as marcas Camicado, de casa e decoração, e a Ashua, com moda plus size.

Novos canais de venda

Para criar um novo canal de vendas, a Renner criou a Minha Sacola. Através da ferramente, qualquer pessoa pode se inscrever para fazer parte de uma rede de vendedores virtuais da Renner. Assim, enviam links de recomendação de produtos para amigos, seguidores nas redes ou grupos de Whatsapp. Caso alguém faça alguma compra pelo link, o afiliado recebe uma comissão de 7% do valor da venda.

É uma opção para quem perdeu parte da renda com a pandemia. A previsão era lançar esse produto apenas no ano que vem, mas o desenvolvimento foi adiantado por conta da pandemia. Já foram mais de 5.000 inscritos e a empresa espera chegar a 20.000 até o fim do ano.

Também previsto para o ano que vem, o serviço de venda por WhatsApp foi desenvolvido em pouco mais de uma semana e começou a funcionar em abril, na cidade de Porto Alegre. Durante os testes na capital gaúcha, em média 30% daqueles que entraram em contato finalizaram a compra, com tíquetes médios superiores aos observados nos demais canais digitais.

Acompanhar tendências

No último mês, a Youcom lançou o projeto 360°, para mapear a jornada de compra do consumidor. O projeto foi feito em parceria com a Pmweb, empresa desenvolvedora de software de CRM e marketing aliado a dados.

Com a ferramenta, a Youcom identifica quais os pontos de contato com a marca, os atritos e se a procura se transforma de fato em uma compra. Esse acompanhamento pode ser feito pelo site ou até na loja, pelo CPF. Assim, a Youcom sabe quais produtos sugerir para qual pessoa por meio de banners na internet ou email marketing, por exemplo.

“Acreditamos que cada vez mais as lojas e vendas digitais devem crescer em conjunto. As lojas terão mais experiência digital, traremos mais o online para o mundo físico”, diz Magalhães. Com a inteligência de dados, a ideia é que o estilo da Renner se adapte para cada consumidor ou região.

 

 

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