LandmarketingMadiaMM

Genomma, uma farmacêutica atípica

0

As pessoas que procuram saber quais sãos as empresas que mais investem em publicidade no país, quando se deparam com a informação oficial, levam um susto.

Esperavam encontrar empresas como Unilever, Via Varejo, Ambev, Vivo, Itaú, Pão de Açúcar, Bradesco, Santander, Amazon… Mas… O primeiro lugar pertence, há anos, a uma ilustre desconhecida, a Genomma Lab, empresa de origem mexicana, que segundo o ranking investiu R$ 1,11 bi no ano de 2018.

Tudo bem? Mais ou menos. Aí você abre o jornal Valor, edição do dia 22 de outubro de 2019, e em manchete numa grande matéria a informação: “Genomma Lab prevê faturar R$ 1 bi até 2023…”.

Como Assim…??? É isso mesmo. Não é que a empresa investe em publicidade mais do que fatura!!! É que o cálculo dos rankings de anunciantes no Brasil é feito pelo valor de tabela, e hoje, com a crise devastadora que assola a mídia analógica, as tabelas dos principais jornais, revistas e emissoras de televisão do país trabalham com descontos de até 90%… Ou, mais!

Em verdade, e no máximo, a Genomma Lab investe pouco mais de R$ 100 milhões em propaganda. Se é que investe tudo isso… De qualquer maneira, um formato único e que merece ser conhecido. Uma alternativa arriscada, mas que, e por enquanto, vem alcançando muito sucesso pelo grupo mexicano.

A empresa foi fundada no ano de 1996, pelo empresário mexicano Rodrigo Herrera e hoje se encontra presente em 19 países. Em 2018, teve uma receita total de US$ 640 milhões com um lucro de 10% sobre esse valor. O que é a Genomma Lab. É uma empresa de Branding, que comercializa exclusivamente produtos de higiene e beleza e medicamentos OTC – over the counter – aqueles sem necessidade de receita, e que podem ser anunciados.

Rodrigo Herrera era dono de uma produtora de comerciais. Via crescer a concorrência em seu território, e produzia comerciais para muitos clientes do território da beleza que também só faziam crescer e prosperar. Decidiu ingressar no território de produtos de beleza e remédios. Penhorou um relógio, encomendou um primeiro lote de produtos, e esmerou-se no branding, na comunicação. E é o que faz até hoje.

Todos os seus produtos são fabricados por terceiros. Criou, disseminou, e gerencia suas marcas, como: Cicatricure, Asepxia, Lakesia, Goicoechea… E muitas outras mais.

Concentra sua campanha na TV Record onde comprou um mega pacote que lhe garante um mínimo de 30 comerciais por dia.

Porém, e neste exato momento, o modelo que trouxe a Genomma e Rodrigo Herrera até aqui começa a ser revisto. No primeiro trimestre do próximo ano a empresa inaugura duas fábricas na cidade de Toluca… E aí todas as interrogações pairam sobre seu futuro.

Assim, e daqui para frente, e quando você cruzar com o ranking dos investimentos em publicidade em nosso país, ignore. Ninguém leva a sério.

 

 

Quer receber nossa Newsletter? Preencha o formulário abaixo:

A Mãe de todas as reformas

Post anterior

Netza é a agência exclusiva de Live Marketing da Volkswagen

Próximo post