Criatividade

Geledés lança ação com um tweet para cada jovem negro assassinado no Brasil

0

Para marcar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21 de Março), Geledés – Instituto da Mulher Negra lança a campanha #MemóriaTemCor, criada pela Mutato. A proposta da campanha é gerar mobilização no combate ao genocídio da população negra, e faz isso twittando 1 dado a cada 23 minutos – uma analogia à alarmante estatística de que, no Brasil, um jovem negro é morto a cada 23 minutos de acordo com a ONU Brasil e o Mapa da Violência.

A ação teve início na sexta-feira, 20, dia anterior à data instituída para que não se esqueça o genocídio praticado há séculos contra a população negra no mundo. A iniciativa refletiu a missão institucional de Geledés – Instituto da Mulher Negra, organização política de mulheres negras contra o racismo e o sexismo.

A campanha #MemóriatemCor durou 24 horas, entre os dias 20 e 21 de março, e os temas das postagens procuraram lembrar um passado que carrega as memórias e histórias de luta e sofrimento por parte da população negra, e foram frutos de uma curadoria de conteúdo que envolveu pesquisas sobre fatos históricos e dados sobre o genocídio, em que se buscou curiosidades, emoção e, acima de tudo, conscientização. Também foram colhidos depoimentos e frases de vítimas que sobreviveram à violência estrutural e que, por meio de suas narrativas, ajudam a materializar o impacto de dados tão duros quanto os registrados no Brasil.

A campanha também abordou a pandemia do COVID-19 sob a perspectiva do recorte racial, lembrando que a população negra é uma das mais vulneráveis, pois está sujeita a descasos das autoridades e condições piores de saúde pública.

 

 

Quer receber nossa newsletter? Preencha o formulário abaixo:

W3haus conquista conta de Seres

Post anterior

Rádio Mix realiza o “Mix Festival em Casa”

Próximo post