AiEventosIniciativa

“Fruto – Diálogos do Alimento” realiza 3ª edição com foco em Água e Alimento como Saúde

0

Idealizado por Alex Atala e Felipe Ribenboim, o seminário anual acontece em São Paulo e conta com transmissão ao vivo nas mídias digitais oficiais

A terceira edição do seminário FRUTO | diálogos do alimento, acontece entre os dias 24 e 26 de janeiro, na Unibes Cultural, em São Paulo, e segue como palco e plataforma de engajamento e mobilização para diálogos em torno da alimentação, sustentabilidade, desafios e soluções do nosso tempo e para os próximos anos. Pela primeira vez o evento será aberto ao público, gratuitamente, no domingo (26).

Idealizado e criado pelo chef Alex Atala e o produtor cultural Felipe Ribenboim, o evento que conta com a chancela do Instituto ATÁ, surgiu da necessidade de discutir e dialogar sobre a reorganização e os problemas que envolvem a alimentação mundial, levando a todos a mensagem de que o maior elo entre a natureza e a cultura é a cozinha. Para 2020, os temas de destaque colocam no holofote questões em torno da ‘água’ e do ‘alimento como saúde’, além de abordar pontos relativos à reciclagem e ao reaproveitamento de materiais.

O FRUTO aborda como um dos temas centrais a questão da água, pois entende a necessidade de se questionar sobre o uso de um recurso natural esgotável. Serão debatidos assuntos relacionados ao acesso, tratamento, distribuição, cuidados em nascentes, lençóis freáticos e outros temas que focam na importância da água para o meio ambiente e a humanidade, principalmente vindo da América Latina, onde concentram-se grandes reservas hídricas mundiais, Amazônia e Patagônia.

As palestras acontecem nos dois dias de evento e são ministradas por profissionais de diferentes nacionalidades e áreas de atuação. Entre os mais de 22 confirmados estão o arqueólogo e antropólogo americano Bill Schindler, que fala sobre Cozinha Evolucional. O palestrante, que viaja o mundo documentando formas tradicionais de alimentos, trabalha para inspirar-se nos registros arqueológicos profundos, ricos registros etnográficos e na culinária moderna, criando soluções alimentares que sejam relevantes, significativas e acessíveis para os cidadãos.

Sobre Economia Circular, Luisa Santiago, da Ellen McArthur Foundation no Brasil, aborda as vantagens do modelo que aplica o ganho econômico à lógica da sustentabilidade, conferindo valor naquilo que viraria lixo. Mestre em práticas de desenvolvimento sustentável e doutora em gerenciamento ambiental, a palestrante explica que o conceito da Economia Circular ainda é um processo inicial e que vem ganhando corpo nos tempos atuais.

Já o chef japonês Yoshihiro Narisawa, vem ao evento para abordar a filosofia Satoyama, base de sua cozinha e cultura japonesa, que coexiste com a natureza em terras, mares, rios e montanhas. Em sua fala, o chef traz um pouco de sua trajetória, que tem despertado não apenas a valorização de culturas, produtos e tradição ressignificados para os dias de hoje, mas também a consciência ambiental. Vencedor do primeiro prêmio “Sustainable Restaurant Award”, pela Restaurant Magazine, um dos seus pratos icônicos é a Sopa de Terra (Soil Soup), que expressa a importância do meio ambiente através do que comemos.

Para falar sobre o NOVA, novo sistema de classificação que leva em conta o processamento industrial dos alimentos, o evento conta com a presença do professor Carlos Monteiro, da Universidade de São Paulo (USP), que leciona nutrição e saúde pública, e apresentará detalhes do novo sistema. O estudo divide a pirâmide alimentar em três grupos: não processados ou minimamente processados; processados utilizados como ingredientes de preparações culinárias ou pela indústria de alimentos; e produtos alimentícios ultra processados. O uso da nova pirâmide alimentar é ilustrado com referências de alimentos e embalagens de produtos ultra processados de acordo com dados coletados por pesquisas de orçamentos familiares, em uma amostra probabilística de 48.470 domicílios brasileiros.

O evento também destaca assuntos como reciclagem, embalagens, sustentabilidade e desafios e soluções para o futuro. O seminário recebe nomes como Alexandre Pires (Coordenador do Centro Sabiá), Ana Paula Bertoletto (Líder do Programa de Alimentação Saudável do Idec), Benedito Braga (Diretor-presidente da Sabesp), Eduardo Malta (Coordenador de restauração ambiental do Instituto ISA), Humberto Rios Labrada (Cientista vencedor do Prêmio Ambiental Goldman), International Paper, Larissa Bombardi (Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), Milton Antonio da Matta (Professor da Universidade Federal do Pará), Nina Orlow (Instituto Pólis), Pablo Vagliente (Diretor de Negócios e Finanças Sustentáveis da Fundación AVINA | Argentina), Roberto Rocha (Presidente da Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis ANCAT), Sergio Tulio Caldas (Autor do livro “Água, precisamos falar sobre isso”), Toni Massanés (Diretor geral da Fundação Alícia | Espanha), representantes da Preta Terra, Recicla Sampa, entre outros.

Para o terceiro dia, 26 de janeiro, serão disponibilizadas gratuitamente para o público interessado, apresentações de filmes relacionados aos temas do FRUTO, como Fonte da Juventude (direção Estevão Ciavatta), Nuvem de Veneno (parceria Fundação Oswaldo Cruz/VídeoSaúde, Terra Firme MP2 Produções), Muito Além do Peso (direção Estela Renner), entre outros; além de uma apresentação do musical para crianças e família Planeta Oca (de Carú Ricardo e Flávia Rubim), que aborda temas como água, animais, lixo, entre outros temas pertinentes. Haverá banca de produtos de diversas regiões do Brasil, muitas delas contando com a presença dos produtores. O almoço do dia 26 será realizado por Gastronomia Periférica e Agencia Solano Trindade, os valores de cada prato será de R$ 15,00 a R$ 30,00. A retirada dos ingressos deverá ser realizada com uma hora de antecedência, na recepção da Unibes Cultural. Sujeito a lotação.

O evento é para convidados e todas as palestras são transmitidas ao vivo pelo UOL, na plataforma ECOA e pelo canal do Fruto no Youtube. Para mais informações: https://fru.to/

A edição 2020 é uma realização FRUTO | diálogos do alimento, com co-produção do Instituto ATÁ e Endemol Shine Brasil e parceria da Unibes Cultural. Conta com Patrocínio Master AMA e Audi e Patrocínio International Paper. Tem o apoio do Legado das Águas e Reenvolver e Media Partner do ECOA/UOL

Serviço:
FRUTO | DIÁLOGOS DO ALIMENTO

Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo

Data: 24, 25 (apenas convidados) e 26 de janeiro de 2020 (aberto ao público) Horário: 09h às 18h.

Transmissão: Ao vivo pela internet no canal do Fruto no Youtube.

 

 

Quer receber nossa newsletter? Preencha o formulário abaixo:

Propeg integra rede WorldWide Partners de agências independentes

Post anterior

Corona abre bar em São Paulo com primeiro chopp fresco da marca no mundo

Próximo post