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Em ação no Twitter, PepsiCo e Natura unem forças para inovar e reduzir resíduos

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Marcas lançam a hashtag #PorUmSó planeta e promovem diálogo sobre inovação, empreendedorismo e sustentabilidade na internet

O que leva duas gigantes de diferentes segmentos a se unir por um objetivo em comum? Para PepsiCo e Natura, a resposta está na busca por soluções com menor impacto no planeta e uma economia circular. Na última quinta-feira (5/12), as páginas das empresas no Twitter alteraram seus nomes de usuário e provocaram um burburinho nas redes ao tuitar somente a hashtag #PorUmSó, marcando uma a outra.

Um dia depois, o mistério foi esclarecido: “Vocês viram que eu soltei a hashtag #PorUmSó ontem, né? Vieram me perguntar o que era e agora já posso revelar \o/ ”, disse Nat, avatar da @naturabroficial no Twitter. “#PorUmSó é um lembrete de que todos somos parte da responsabilidade e também da solução para os problemas do meio ambiente. Somos todos #PorUmSó planeta!”, completou a @pepsicobrasil.

Além de promover um diálogo sobre sustentabilidade, a ação conjunta teve como objetivo apresentar os desafios de inovação das duas marcas em busca por soluções para reduzir ou até zerar resíduos de embalagens e a poluição por plásticos – fomentando assim a economia circular.

A PepsiCo divulgou o Natura Global Innovation Challenge Zero Waste Packaging, que nos últimos meses convocou empreendedores, startups, instituições de pesquisa, universidades e empresas a apresentarem soluções com novos materiais renováveis, biodegradáveis, entre outros atributos tecnológicos, bem como inovações em modelos logísticos, de serviços ou comerciais.

Já a Nat Natura contou sobre o Eco-Desafio11, Prêmios de Sustentabilidade, iniciativa da PepsiCo que visa identificar soluções escaláveis e sustentáveis para ir além do uso dos plásticos – as inscrições vão até o dia 31 de dezembro.

Nesse processo de cooperação, a hashtag #PorUmSó – criada pelos times digitais das marcas – visa lembrar que o planeta Terra é um só e simboliza a importância de unir esforços em busca de uma consciência coletiva mais sustentável e responsável.

Sobre o Eco-Desafio, da PepsiCo

Com o objetivo de incentivar jovens na América Latina e no Caribe a apresentar ideias para a redução de resíduos plásticos, a PepsiCo, em parceria com a Young Americas Business Trust (YABT) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), está divulgando as inscrições para a 11ª edição da competição Eco-Desafio. O foco na identificação de novas soluções sustentáveis, com alto potencial de implementação, permitirá a PepsiCo avançar em direção à sua visão de ajudar a construir um mundo onde os plásticos nunca se tornem lixo. Jovens, entre 18 e 34 anos, podem inscrever os seus projetos até o dia 31 de dezembro por meio do site.

No Brasil, o programa considera as seguintes categorias:

1. Além da Garrafa e do Pacote: Soluções inovadoras e novas tecnologias focadas na criação de alternativas para os materiais das garrafas e dos pacotes e/ou na sua substituição. Soluções para pós-uso do consumidor de material PET também serão consideradas nesta categoria.

2. Reciclagem e uso Pós-Consumo do BOPP: Soluções inovadoras para reciclar BOPP (material usado em embalagens flexíveis, como as de salgadinhos), bem como soluções para pós-uso do material pelo consumidor.

Sobre o Zero Waste Packinging, da Natura

Em outubro, a Natura fez chamada global à rede de inovadores para encontrar novos meios de combater a geração de resíduos e a poluição por plástico. Empreendedores, startups, instituições de pesquisa, universidades e empresas foram convidados a apresentar soluções com novos materiais renováveis ou biodegradáveis, bem como inovações em modelos logísticos, de serviços ou comerciais.

O processo de inovação aberta ocorre na Natura desde 2001, e o desafio inédito foi promovido em parceria entre Natura Campus e Natura Startups.

Todas as iniciativas com potencial de resolver o desafio serão analisadas pelo time da Natura e as soluções escolhidas poderão realizar parcerias e receber investimentos para se tornarem viáveis.

 

 

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