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Como se preparar para uma crise que chegou sem avisar?

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Toda crise, como a que o país vive agora com a pandemia do coronavírus, representa uma ameaça, mas pode ser também, uma oportunidade de fazer diferente e descobrir novos caminhos.

É nesses momentos que a experiência pode ser uma arma poderosa para negócios que buscam inovação e diferencial no mercado. Afinal, na economia moderna, a vantagem competitiva está naquelas empresas que conseguem ver além dos obstáculos.

Quando se fala em inovação, a maioria das pessoas normalmente imagina o uso de tecnologias de ponta, mas o conceito de inovação vai bem além disso, e não está restrito à alta tecnologia. No momento em que a realidade exige mudanças de comportamentos de empresas dos mais variados segmentos, negócios precisam ainda mais da orientação de empresas que possuem conhecimento, maturidade e equilíbrio emocional para lidar com responsabilidades.

Novos rumos para os negócios

Encontrar diferentes maneiras de manter seu negócio à frente da crise econômica é um grande desafio, mas é importante lembrar que não é impossível, pelo contrário. Em momentos de incertezas, cabe às empresas e marcas com espírito competitivo e de liderança, pensarem em como levar seus serviços e produtos para seus clientes, formar uma rede de apoio e desenvolverem estratégias que podem somar para superar a crise sem prejuízos.

Durante esse percurso, algumas dúvidas podem surgir, como por exemplo “por onde começar?”, “com quem devo contar?”. Para o consultor Francisco Madia, muitas empresas, profissionais, consultores, de uns anos para cá, compraram um entendimento equivocado sobre o momento que o mundo e os negócios vivem e por esse motivo, têm uma visão turva sobre o futuro do mercado.

Madia, que ao longo de sua trajetória de 50 anos no mundo dos negócios, tornou-se um dos pioneiros do marketing no País, responsável por projetos de mais de 500 empresas, incluindo alguns dos principais bancos do Brasil, como o Itaú e Bradesco, além de grandes agências, incluindo AlmapBBDO, DPZ e Young & Rubicam. Um dos últimos grandes projetos do MadiaMundoMarketing, empresa de consultoria de negócios, que leva o nome do dono, foi o Prêmio Euro Inovação na Saúde, ainda em andamento, o Prêmio foi desenvolvido em parceria com a Eurofarma, e tem como objetivo de reconhecer, incentivar e premiar a comunidade médica do Brasil na busca por soluções inovadoras em produtos, serviços e ações em benefício da população.

A experiência a favor dos negócios

Para o consultor, a experiência é peça fundamental para manter ideias e empresas vivas. “Na sociedade e na economia do conhecimento, desde que preservem-se atualizados, os ‘cabelos brancos’ são fundamentais e únicos. Só o tempo, a experiência acumulada e décadas de estrada, levam um empresário ou profissional ao estágio máximo que pode ambicionar, intelectualmente”, aponta Francisco Madia. “Uma pessoa comum, e um cabelo branco de verdade, olham para uma mesma fotografia. Uma pessoa comum vê a árvore, a casa e o carro. O cabelo branco vê a árvore, a casa, o carro e tudo o que se encontra atrás e antes, revelando-se capaz de compreender, intuir, contextualizar, e ter insights de excepcional qualidade”, exemplifica o consultor.

Com o impacto negativo do novo coronavírus na economia mundial, a inovação se torna uma saída para os pequenos negócios driblarem parte dos prejuízos com a perda dos clientes e consequentemente, na queda nas vendas e no faturamento.

O momento é de repensar sobre o rumo que a economia pode levar sua empresa. Além da inovação em ações, é importante também que as empresas compreendam a importância do marketing e diversifiquem a atuação no mercado. Para Madia, ainda que para a maioria das empresas e profissionais, não tenha caído a ficha, o marketing deixou de ser um departamento e converteu-se na forma de pensar e agir das empresas modernas. “Compete ao marketing, nas empresas que alcançaram esse grau de entendimento e maturidade, construir o planejamento estratégico, o mapa que levará a empresa no encontro e realização de seus objetivo, sempre orientando-se e caminhando de fora para dentro, sob a ótica do cliente, sob a ótica do mercado”, finaliza.

“O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida.”

Cora Coralina

A visão competitiva e de futuro tem sido encarada como o “respirar” de empresas que buscam uma saída para seus negócios, diante do atual cenário mundial. Com a orientação correta, essas empresas podem trazer novos olhares e experiências para o ambiente corporativo. De olho em ganhos como esses, algumas empresas encontram em serviços de consultoria que enxergam no marketing, a saída para seguir adiante, como é o caso do MadiaMundoMarketing. “Em síntese, o marketing além de continuar sendo uma caixa de ferramentas, é hoje, e acima de tudo, a forma de pensar e agir da empresa moderna”, aponta Francisco Madia.

 

 

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Diário de um Consultor de Empresas – 13/05/2020

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