Climatempo investe em estratégia para estreitar relações com os usuários

Empresa lança novo site no mercado, apostando em Big Data e Business Intelligence para estreitar relações com os usuários e oferecer informações personalizadas

Oferecer informações personalizadas, entregando uma experiência única para cada usuário. Esse é o objetivo da Climatempo, maior empresa de meteorologia privada do país, com o lançamento de seu novo portal. Após algumas mudanças, o site está mais leve, interativo e com novas funcionalidades que vão permitir uma personalização em escala. Com uma audiência de mais de 20 milhões de visitas, a companhia quer utilizar suas páginas como um hub de informação social, buscando entender a relação da meteorologia com o comportamento humano para oferecer previsões segmentadas, baseadas no interesse de cada pessoa que acessa o portal.

“Para aplicar as mudanças no site da Climatempo fizemos primeiro um estudo aprofundado de usabilidade. Levantamos o mapa de calor de acesso de cada página, o nível de informações mais procuradas e o aparelho mais utilizado em cada conexão. Com base nessas informações, construímos a primeira fase do projeto, que chega com um carregamento muito mais rápido e com uma série de novas informações”, explica Rafael Bruno, head de Digital da Climatempo.

O executivo adianta que, em breve, ferramentas de big data e business intelligence que já estão sendo utilizadas no projeto, vão permitir uma expansão dos serviços oferecidos e um verdadeiro mapa da relação desses usuários com as informações de tempo e clima. “Nosso objetivo com as melhorias contínuas é oferecer informação personalizada, baseada em necessidades e desejos dos usuários. Criamos uma área de acesso do usuário especial que vai permitir colher essas informações e entregar um serviço muito mais exclusivo e de excelência”, diz.

Novos serviços

O usuário que acessar o novo site da Climatempo vai encontrar a página “Agora”, espaço com informações meteorológicas em tempo real e com imagens via satélite para camada de nuvens, chuvas e queimadas. A visualização está disponível desde o nível macro (América Latina) até o nível micro (bairro a bairro de um município). Com isso, o usuário pode interpretar de uma maneira simples a direção e velocidade do vento, além do acumulado de chuva. Outra novidade é o comparativo de clima entre os dias da semana. Por exemplo, se o dia está mais quente que o anterior, a sinalização fica vermelha e, se esfriar, a cor muda para azul.

O portal também ampliou a interação com os usuários, apostando em modelos colaborativos. Tweets sobre o tempo também aparecem nas páginas do site, que também ampliou o espaço para envio de fotos que retratem o clima nas mais diversas localidades do país. “O site está mais voltado para informações geolocalizadas, com mapas interativos e conteúdos bem distribuídos. Agora, o usuário vai conseguir encontrar com muito mais facilidade e rapidez aquilo que ele veio buscar na Climatempo: informação meteorológica de excelência e com confiabilidade”, finaliza o executivo.

 

 

Quer receber nossa Newsletter? Preencha o formulário abaixo: