Campanha do Santander gera polêmica e é alvo de críticas

Vídeos da campanha criticam algumas práticas da onda atual de plataformas de investimento e seus agentes autônomos

No início de maio, a Pi Investimentos, plataforma de investimentos do banco Santander, lançou uma campanha protagonizada por Antônito Tabet ironizando o modelo de consórcio e propondo ao público investir de maneira  “inteligente” e investir na Pi.  Porém, o que seria uma forma bem-humorada e irônica de abordar a onda atual de plataformas de investimentos e seus agentes autônomos, gerou uma reação negativa de empresas e instituições do setor.

A Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), em nota de repúdio, declarou que a mensagem era ofensiva ao sistema de consórcios, “afrontando os legítimos interesses das administradoras, colaboradores, profissionais de vendas e, sobretudo, consorciados”, afirma o comunicado. A Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord), por sua vez, considerou a campanha incompatível com a realidade.

Ambas afirmaram solicitar ao Santander que retirasse a campanha do ar, o que não aconteceu, pois o banco alegou que a campanha é irreverente e não prejudica os demais players do setor, já que todos estão atuando pela conscientização do mercado e pela educação financeira, disse a Ancord.

No entanto, na noite da quinta-feira (30), a 1consórcio, plataforma digital de consórcios em rede fruto da união da Kogut com o Consórcio Viwa e o Grupo Coimex, publicou um filme em resposta à comunicação que traz um ator caracterizado como o personagem de Tabet está na peça da Pi Investimentos. Ele aparece abraçado por um homem de terno que veste gravata vermelhas, assim como a toalha e o tapete do ambiente — cor do Santander.

Em um diálogo com as mesmas estruturas do filme da plataforma de investimentos, o personagem principal diz ao executivo que pedir para que ele desmoralize o sistema de consórcio “que é sucesso há 50 anos” com algo que mal saiu das fraldas não está tudo bem — a Pi Investimentos foi lançada em março deste ano pelo Santander. O personagens afirma, ainda, que o consórcio é algo tão bom que até o banco vende.

“O mercado é grande, há espaço para todos, mas é preciso muito cuidado na criação de estereótipos. Não podemos permitir que venham denegrir a imagem e a credibilidade do segmento de consórcios, e é isso que queremos mostrar com nosso vídeo”, disse Marcelo Kogut, diretor de marketing da 1consórcio, em comunicado. Segundo o executivo, a empresa não poderia se calar diante da ofensa, que também é feita a outros setores do mercado financeiro, como os agentes autônomos de investimento.

 

 

Quer receber nossa Newsletter? Preencha o formulário abaixo: