Barbie ganha versão com bonecas cadeirantes e com prótese

A ideia é que crianças com deficiência possam se ver representadas de uma forma positiva e lúdica, incluindo-as cada vez mais na sociedade

A Barbie sempre foi um grande símbolo para diversas garotas, das mais novas até adultas. Por esse motivo, a Mattel, empresa fabricante da boneca criada em 1960, tem percebido a necessidade em expandir seu público e trazer diferentes tipos de representação social e étnica para atingir a um número maior de crianças.

Agora, a empresa anunciou, através da Teen Vogue, uma nova linha de bonecas, que faz parte da coleção Fashionistas. Dentro da linha, teremos várias bonecas acompanhadas de cadeiras de rodas ou de próteses, representando pessoas com deficiências físicas. Em entrevista à revista, Kim Culmone, a presidente de design das bonecas, disse:

“Nós vamos introduzir uma boneca cadeirante e uma representando outras deficiências físicas. Ela possui um membro prostético. [Teremos também bonecas] em diferentes tamanhos corporais – uma Barbie com um busto menor e uma cintura menos definida. A cadeira de rodas, ou uma boneca na cadeira de rodas era um dos itens mais pedidos através do nosso serviço de atendimento ao consumido. É importante que nós escutemos nossos clientes.”

Para criar a boneca, a Mattel conversou com pessoas deficientes, para criar um modelo que realmente fosse representativo e inclusivo. Confira abaixo a imagem das bonecas, lançada pela Teen Vogue:

Em seu mais recente relatório, a Mattel apontou que a venda das bonecas subiu 14% nos Estados Unidos, no terceiro trimestre de 2018, acima dos 12% do trimestre anterior. Em contrapartida, outras marcas do grupo apresentaram queda, como American Girl, Fisher-Price e Hot Wheels.

 

 

Quer receber nossa Newsletter? Preencha o formulário abaixo: