As maquininhas quase pagando para usar

No início era o dinheiro. Depois, os cheques. Mais adiante os cartões. E hoje as tais das maquininhas invadem o país.

Em 1971, comandava a área de marketing do Itaú quando fizemos parceria com o Citi e o Unibanco nascendo o Credicard. O tema da campanha era a tal da Cashless Society. Sociedade sem Dinheiro. O Fim do Dinheiro…

Hoje, quase 50 anos depois, o dinheiro permanece vivo e forte sem perspectiva de acabar tão cedo. Mas, Agora, e quem sabe, a caminho.

Voltando as tais das maquininhas… Tem maquininhas de todos os tipos, tamanhos, funções. E com isso, a concorrência ensandeceu. E quando a concorrência chega a esse estágio e dimensão o grande beneficiário é quem se encontra do outro lado do balcão: nós, o cliente.

Nos jornais de semanas atrás uma nova campanha de uma nova maquininha do PagSeguro Uol. Tratava-se da minizinha. Que, conforme o anuncio, já vem com chip e com wifi. Não precisa de celular. Tem garantia de 5 anos. E não tem aluguel nem taxa de adesão. Vem com cartão grátis sem tarifa. Não precisa de conta bancária. Chip e plano de dados grátis. Frete grátis. Entrega rápida e garantida. E recebimento do dinheiro em 1 dia…

Quando a competição chega a esse nível o próximo passo é as empresas das maquininhas pagarem para que as pessoas e empresas façam sua adesão… Há exatos 20 anos cheguei a Orlando e fiz o check-in no Hilton da Disney Village. Quando terminei a recepcionista pediu que eu fosse ao balcão ao lado.

Uma moça super educada e bonita me convidou para conhecer o novo hotel da rede Hilton na Universal. Disse-me que seria o melhor café da manhã de toda a minha vida. Às 9 horas, ou antes, se eu quisesse, viria uma limusine me buscar, e depois, claro, me trazer de volta. E se eu aceitasse o convite, eles me pagariam US$ 150 pela minha atenção e tempo.

Agradeci e não fui, mas, as maquininhas estão muito próximas desse nível de concorrência. Pagar para que os comerciantes tenham, e, principalmente usem. Quem diria que viveríamos para ver essa nova realidade!

 

 

Quer receber nossa Newsletter? Preencha o formulário abaixo: