LandmarketingMadiaMM

A Onda Chinesa

0

Enquanto a crise conjuntural que estamos enfrentando há 5 anos segue com o desânimo de parcela expressiva dos brasileiros, existe um mercado paralelo, de bugigangas, tralhas e quinquilharias, made in China, que não para de crescer. Todos os dias, dezenas de milhares de brasileiros fazem pequenas compras – de até US$ 50 – nos market places daquele país.

Demora pra chegar, mas chega. Em média, leva de 30 a 90 dias. E abaixo dos US$ 50 não existe taxa; e acima muitos decidem arriscar. A quantidade de compras é tanta que 80%, quase 90% de tudo acaba passando.

A primeira consequência dessa inundação chinesa de quinquilharias é a situação dos Correios, que piora dia após dia, e que não sabe mais como fazer o processamento e entrega desses milhares de pequenos produtos…

A outra, é que os market places chineses, e querendo atrair mais compradores brasileiros, estão desenvolvendo um grande esforço para reduzir dos atuais 60 a 90 dias, a 30, no máximo.

Dentro desse escopo, a AliExpress, varejo on-line do maior market place do mundo, o Alibaba, realizou no primeiro semestre deste ano uma parceria com o braço de logística do grupo, e lançando a alternativa AliExpress para os clientes brasileiros. Entregas dos produtos entre 22 a 28 dias.

Assim, o debilitado comércio analógico brasileiro, o concorrido comércio eletrônico brasileiro, e o debilitado Correios, passam a enfrentar o todo poderoso Alibaba em condições de concorrência dramáticas. Tempos de disrupção ampla, geral e irrestrita.

E em momentos como esse, o primeiro que muitas gerações de habitantes da terra, e muito especialmente nós, brasileiros, estamos vivendo, enquanto muitos se perguntam Isso Pode? Outros, minoria, nem mesmo param para perguntar, Fazem. E se depois não puder, resolve-se…

Todos os anos assistimos pela televisão, por exemplo, o Shopping 25 de Março, o campeão das tralhas, quinquilharias e contrabando do país, ser fechado e todas as mercadorias confiscadas.

Só que agora e enquanto testemunhamos mais um crime dos muambeiros pela TV, milhares de paulistanos vão abrindo milhões de mercadorias que compraram sem tirar a bunda da cadeira. Todos, enquanto abrem suas compras, penalizados com os contrabandistas da 25, mas felizes pelo recebimento das mercadorias… Mais alguns dias tudo volta ao normal, ou ao irregular. O shopping reabre suas portas, comerciantes, mercadorias e clientela voltam, e segue a vida.

E temos um encontro marcado no ano que vem para assistir o mesmo e patético espetáculo. O Shopping 25 de Março sendo fechado pela milionésima vez… Tipo, O Dia da Marmota, lembram, do filme?

Pode? Não, não pode, mas depois se resolve, se resolvem, ou não se resolve e fica por isso mesmo. É ilegal? Mega ilegal? Mas… Sob a luz da tal da legalidade, que todos deveríamos respeitar, preservar e defender, 80% das poucas startups de sucesso, todas, estão gravadas de ilegalidades…

Pode, não pode, mas vão fazendo. Primeiro fazem, e se preciso for, depois perguntam, e enquanto aguardam pela resposta continuam fazendo, e quando vem a resposta entram na justiça, e enquanto a justiça não decidem, vão fazendo. Pode? Poder não pode, mas segue o fluxo e a vida.

Num país onde uma Nestlé comprou a Garoto há quase 20 anos e até agora continua aguardando pela decisão final e irrecorrível da Justiça para receber o que comprou, poder não pode, mas, vai convencer quem quer que seja que não pode.

Enquanto o Brasil não resgatar um mínimo de segurança para os negócios estaremos literalmente excluídos de investimentos e investidores mais conservadores, que pressupõe um mínimo de decência, civilidade, legalidade e justiça para fincar raízes e empreender. Quando éramos crianças e ouvíamos nossos amigos e parentes sorrirem, terminando conversas com felicidade e afirmando que o Brasil é o País do Jeitinho, Sorriamos, também…

Hoje sabemos onde O País do Jeitinho nos levou. Lembra, “seo” guarda, o senhor não poderia dar um jeitinho? Deu… Deu?

 

 

Quer receber nossa newsletter? Preencha o formulário abaixo:

Perder a fé, jamais!

Post anterior

Chevrolet realiza ação de branded content para lançar o novo Tracker

Próximo post