Resenha do livro “O jeito Disney de encantar os clientes”

“A Disney tem muitos dos mesmos desafios de qualquer empresa”

Existem poucas empresas no mundo que podem dizer que encantam seus clientes. Sejam pelos filmes, parques de diversão, viagens de cruzeiro ou em o que mais a companhia se propor a fazer. Por essas e outras razões que a Disney criou um jeito de repassar seus métodos para outras empresas: tudo através de seu instituto de excelência chamado Disney Instutute.

Através desse livro é possível entender, pelo menos um pouco, toda a razão do sucesso da empresa criada por Walt Disney em 1923. Métodos de atendimento ao cliente, seleção de colaboradores, formas de motivação, processos, criação de ambientes, forma de agradar todos os sentidos sensoriais e mais uma infinidade de temas serão tratados de forma didática e, o que é mais importante para quem ler, um jeito de conseguir implementar todos esses recursos em qualquer empresa.

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Através de exemplos da própria Disney, e também de outras empresas que o Instituto já atendeu, esse livro vai mostrando, com uma linguagem simples, como gerir uma empresa pensando nos detalhes, tendo sempre em vista a melhor forma de se encantar os seus clientes.

Um dos focos desse trabalho está no atendimento, detalhando diversos processos de como treinar e motivar os colaboradores a ser a melhor linha de frente possível para à empresa.

“A maioria das pessoas não faz ideia de como o mágico cria os efeitos que são mostrados no palco. Não saber como uma ilusão é criada e simplesmente apreciar o espetáculo constitui grande parte da diversão. A perspectiva do mágico é diferente. Para o mágico o show é uma tarefa altamente prática, uma série de passos que podem ser repetidos, concebidos para criar um resultado fixo e encantar a plateia”.

Serão detalhados alguns processos de bastidor capazes de mostrar a grandiosidade da Disney, mostrando o tamanho da força de uma equipe treinada e um processo bem azeitado. Inclusive haverá exemplos que a Disney conseguiu implementar em outras empresas através do conhecimento gerado pelo seu instituto.

Um livro realmente bem útil para empreendedores e gestores de empresa melhorarem a qualidade do atendimento e regular o foco de atenção para os detalhes, já que ele é uma mescla dos métodos atuais de administração, com um toque mágico desses anos todos de encantamento da empresa de Mickey Mouse.

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