Documentário e clipe do projeto “Carne Negra” foram lançados no Dia Nacional da Consciência Negra (foto: divulgação)

A trajetória de dificuldades, superação e consagração de Elza Soares e Rafaela Silva é contada em “Carne Negra”, projeto criado pela Conspiração que homenageia dois ícones brasileiros e estimula a discussão sobre diversidade. O trabalho, que tem apoio do Bradesco, abrange documentário e videoclipe que retratam as histórias de potência e perseverança de duas mulheres brasileiras negras, traçando um paralelo entre passado e presente a partir de elementos que possuem em comum. O lançamento do doc aconteceu nesta segunda-feira, 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra no canal de YouTube da marca.

O coletivo MOOC foi responsável pela direção criativa do videoclipe em que Elza Soares aparece interpretando a música “A Carne”, composta por Seu Jorge, Marcelo Yuka e Ulisses em 2002. Integrante do casting de diretores da Conspiração, o Movimento Observador Criativo (MOOC) é formado por oito jovens negros paulistanos e imprime na linguagem de seus trabalhos uma nova identidade do jovem negro. A vertente do trabalho deles é levada ao projeto ao retratar a essência da ancestralidade de ambas as mulheres e, sobretudo, do povo negro como um todo, o que é feito por meio da soma de imagens com simbolismos que ampliam a conexão do público com a atmosfera das personagens.

“Todas as referências utilizadas na produção do clipe remetem a nossa essência como preto e à vivência das nossas mães que se esforçaram muito para formar as pessoas que somos hoje e que mesmo enfrentando dificuldades nunca desistiram e se mantiveram firmes e de cabeça erguida” diz Catarina Martins do MOOC. Veja o clipe da cantora:

Ao optar por duas protagonistas fortes no clipe, a obra busca ainda ressignificar a mensagem da música e mostrar que hoje a carne negra não é a mais barata do mercado. Rafaela é uma campeã olímpica no judô e Elza uma das maiores cantoras de todos os tempos e vencedora de um Grammy Latino com o álbum “A Mulher do Fim do Mundo”, em 2016. A fotografia do clipe é da Dupla Banzai, também da Conspiração, que procurou imprimir uma luz natural e poucos elementos de produção, com a proposta de aproximar ao máximo o público a realidade das protagonistas.

Documentário

A Dupla Banzai também foi responsável pela direção do documentário que integra o projeto. “Estamos falando de duas mulheres dignas de reverência, com trajetórias de luta e resultados admiráveis em suas vidas e carreiras” diz Fernando Nogari, da dupla Banzai. Essa associação entre as duas é reforçada no documentário por meio de uma linguagem que valoriza imagens do dia a dia da Rafaela acompanhadas de voice-over da cantora, o que ajuda também a criar a expectativa para o encontro dessas duas fortalezas, que se dá ao final do filme e no clipe.  O roteiro do documentário teve a colaboração do roteirista, cientista social, pesquisador e diretor Emílio Domingos, que realiza trabalhos de Antropologia Visual com foco em cultura urbana.

News

 

 

Quer receber nossa newsletter? Preencha o formulário abaixo:

Comentário

Comentário

Redação
A Redação é responsável pela curadoria de todo conteúdo veiculado no Portal Inteligemcia.