Criado pela J. Walter Thompson, o Amigo Anônimo é a primeira iniciativa do Alcoólicos Anônimos no Facebook, buscando facilitar ainda mais o atendimento ao público, principalmente os jovens (foto: divulgação)

Em sua comemoração aos 70 anos de Brasil, o Alcoólicos Anônimos (AA) lança o “Amigo Anônimo”. Criado pela J. Walter Thompson Brasil em parceria com o time de Creative Shop do Facebook, o serviço é um bot do Messenger que abre mais um canal de ajuda para recuperação de dependentes do álcool. Por meio da nova tecnologia que funciona como um sistema automatizado para interagir com as pessoas e que pode ser acessada por celular ou pelo computador, a entidade espera atender de forma mais abrangente e mantendo o anonimato um público que já atinge milhões de pessoas no País. E o serviço já surpreende pelos resultados imediatos: em apenas 48 horas após o lançamento, a página do AA teve 20 mil curtidas e o bot passou dos 70 mil acessos. A procura por ajuda via email atingiu os 1300%, saindo de 3 a 4 contatos diários para 40 em um único dia. O Amigo Anônimo está disponível para todos os membros da comunidade do Facebook.

“A ideia do novo serviço é aproveitar a facilidade e individualização oferecida pelo aplicativo de mensagens para levar informações ao dependente alcoólico de forma rápida, privativa e segura”, comenta a coordenadora do Comitê Trabalhando com os Outros de A.A. do Brasil. Para isso, todo o sistema do bot teve a sua personalidade construída a partir de depoimentos dos próprios membros do AA. Ela ressalta que o bot amplia a extensão do atendimento inicial e ajuda a quebrar o tabu que impede muitas pessoas em buscar ajuda com medo da perda do anonimato. Ela deixa claro, porém, que de forma alguma o serviço substitui o atendimento humano.

O sistema funciona identificando se a pessoa tem algum problema com a bebida e lhe dando as primeiras orientações sobre como lidar com a doença. Ele também presta suporte em um momento de recaída, informa sobre grupos de atendimento de emergência e também orienta amigos e familiares de dependentes. Toda a interação procura sempre motivar as pessoas a irem pessoalmente a uma unidade do AA para o atendimento completo. O próprio sistema fornece horários de atendimento e endereços mais próximos. O bot começará a ser anunciado no próprio Facebook em posts e banners e será uma ferramenta à disposição do AA para que a instituição possa aumentar a sua capilaridade no Brasil.

Todo o desenvolvimento do serviço só foi possível graças a uma parceria entre a J. Walter Thompson, agência responsável pelas ações de comunicação da entidade, o time de Creative Shop do Facebook e a Movile. “A ideia surgiu a partir da percepção das inúmeras dificuldades que a pessoa enfrenta com a doença, desde ter certeza se realmente é um dependente alcoólico até o medo ou vergonha de ir a um grupo presencial”, comenta Rodrigo Grau, CCO da J. Walter Thompson. Para Ricardo John, também CCO da agência, esse serviço é uma grande oportunidade para que se amplie de fato o primeiro contato com o AA. A expectativa é que o Amigo Anônimo ajude milhares de alcoólicos e seus familiares num curto espaço de tempo.

News

 

 

Quer receber nossa newsletter? Preencha o formulário abaixo:

[contact-form-7 id=”163591″ title=”Formulário fim dos posts”]

Comentário

Comentário

Redação
A Redação é responsável pela curadoria de todo conteúdo veiculado no Portal Inteligemcia.