Saiba como a mídia social tem o potencial para revolucionar o aprendizado no trabalho
Segundo estudo do Instituto americano Nucleus Research, especializado em pesquisas com foco em tecnologia da informação e serviços de consultoria, o uso das mídias sociais por empresas com a finalidade de conhecer os clientes, estará no topo dos investimentos em 2012. As redes sociais serão agentes transformadores e, os dispositivos móveis vão impulsionar ainda mais esses meios, pela facilidade de acesso. O estudo aponta que as companhias irão utilizar a “tecnologia social para a construção de negócios produtivos”, e essa tendência já é percebida nas empresas brasileiras de diferentes setores. Instituições que ainda não estão presentes nas redes pretendem investir na área no ano que vem e as que já estão inseridas querem ampliar a atuação.
Seguindo esta tendência e buscando sempre temas que estão na pauta da sociedade, a Editora Évora lança este mês O Novo social Learning – como transformar as empresas com aprendizagem em rede – de Tony Bingham e Marcia Conner, que responde a questões básicas de aprendizagem com base na tecnologia e é enfático – “uma vez que você passa da pressão da informação para absorção de conhecimento, libera força criativa para a sua equipe”.
O livro pode ser considerado um guia que ajuda o leitor a navegar na rede e oferece o que os autores consideram como “Regras do Playground”, exemplos e cases de empresas (Intel, Deloitte, CIA, entre outras) que provam como as mídias sociais são eficientes na hora de recrutar talentos, envolver colaboradores e desenvolver capacidades. Bingham e Conner defendem que, com base na tecnologia, o ensino e a instrução pode ter caráter colaborativo e criação conjunta, diluindo fronteiras e melhorando a experiência do grupo, além de deixar uma trilha digital rastreável que aponta o caminho de uma jornada de aprendizagem, permitindo que outros aproveitem.
O livro aborda as tendências, os desafios e as oportunidades que as mídias trazem e que mudanças estão sujeitas em todos os momentos. Separado por capítulos os próprios autores sugerem que a leitura seja feita da forma que o leitor determinar.
O Novo social Learning – como transformar as empresas com aprendizagem em rede, é direcionado a “altos executivos, gestores em todos os níveis e pessoas que estão se desenvolvendo rapidamente para ocupar esses cargos…olhamos para o poder do social learning e compartilhamos histórias atraente de empresas que acreditaram no valor das tecnoligias colaborativas para elevar e acelerar os negócios e o impacto sobre os colaboradores.” E como se trata de tecnologia e tudo pode mudar e novas ferramentas podem aparecer, os autores criaram um site complementar – http:thenewsociallearning.com – (em inglês) que pode ser útil para aprender mais sobre aplicativos.
Jessica Santos Digital Trix Assessoria de Imprensa | Web 2.0 | Redes Sociais (11) 3255-8718 | jessica.santos.dt (Skype)