Autoconhecimento: Ferramenta de Marketing e diferencial inevitável para o sucesso.
Edgard Guarda – www.edgardguarda.com
Vivemos em tempos onde a transitoriedade, a imprevisibilidade e a factualidade estão mais naturais e menos mecânicas, portanto menos latentes, resultando no mercado a necessidade por profissionais e empresas mais dinâmicos, arrojados; física, emocional, psicológica e mentalmente preparados e atuantes.
O autoconhecimento no contexto do tema proposto é a ferramenta de observação, investigação, criatividade e mudança que deve ser utilizado na busca por questões problemáticas essenciais ou não, que quando descobertas e trabalhadas de forma coerente e coesa, ajustam a mecânica do sistema para que a mudança / transformação se fundamente de forma adequada, tendo como denominador comum uma melhor atitude/desempenho.
Para o marketing, o autoconhecimento agrega valores de base/ sustentação, fornecendo uma visão micro e macro sistêmica do Ser, da empresa e do mercado, contribuindo significadamente para um resultado efetivo e concreto.
Questões como: Quem sou?, De onde Vim?, Para onde Vou?, nos remetem ao presente, dão significado para o passado e constroem o futuro, na medida em que transformam as informações das respostas obtidas em conhecimento que quando colocado em prática se concretiza em sabedoria.
Ajustar, reorganizar, desenvolver, reciclar e eliminar características, informações, atitudes, Modus Vivendi, pensar, agir,etc…, faz fluir a natureza existencial do ser, da empresa e do mercado, é esta a essência que dá significado para a existência , que os torna vivos, atuantes e que alavanca a economia, gerando riqueza e prosperidade.
[...] This post was mentioned on Twitter by Edson Guarda. Edson Guarda said: Autoconhecimento: Ferramenta de Marketing e diferencial inevitável para o sucesso. http://bit.ly/cT8SkH via @AddToAny // Vale a pena ler! [...]
Pingback by Tweets that mention Autoconhecimento: Ferramenta de Marketing e diferencial inevitável para o sucesso. « Portal Inteligemcia – Hoje, a praça do marketing no Brasil; amanhã, no mundo. -- Topsy.com — 29 de abril de 2010 @ 16:39
O texto é excelente, aprofunda uma área do conhecimento cientifico-empresarial pouco desbravado por nossos mestres acadêmicos e profissionais da administração, e que com certeza terá sua continuidade, poís talvez por falta de espaço, não caminha na direção da Inteligência Competitiva.
Comentário by Lúcio Santos — 10 de maio de 2010 @ 22:16