Pesquisadora investiga o cinejornalismo como propaganda política     

20 de junho de 2011

0 Comentários

Algumas vezes comparado a Joseph Goebbles, ministro da Propaganda de Adolf Hitler, Lourival Fontes foi o grande responsável pelas campanhas políticas do Estado Novo (1937-1945). Inspirado nas ações de marketing do líder nazista alemão, além das de Mussolini e Stalin, o jornalista brasileiro usou e abusou de técnicas que transformassem a imagem de Getúlio Vargas na de um salvador da pátria, responsável direto pela qualidade de vida de toda população.

A atuação deste articulado profissional da comunicação é estudada no texto A propaganda política no telão do cinejornalismo, de Daniela Rocha, um dos 19 artigos que compõe a obra No espaço cênico da propaganda política, organizada por Adolpho Queiroz. Neste artigo o leitor compreende como Lourival Fontes marcou a história da propaganda política brasileira ao usar o rádio, com o programa “A hora do Brasil”, e o cinema, considerado na época um dos meios mais modernos e científicos de agir sobre as massas e entrar no inconsciente coletivo da nação.

Embasada em jornais, revistas, fontes especializadas e documentos históricos para traçar uma análise contundente sobre os caminhos da comunicação no meio político, desde Deodoro da Fonseca (1889) até o estágio mais recente da história brasileira, o livro No espaço cênico da propaganda política é voltado a todas as pessoas que trabalham, estudam ou se interessam pelo tema. Traz uma discussão fundamentada, inteligente e em linguagem acessível para entender a importância da propaganda, do marketing e do jornalismo no âmbito da política brasileira.

Sobre o organizador – Adolpho Queiroz é pós-doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), tendo se graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Umesp e de Graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Politicom), além de ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Título: No espaço cênico da propaganda política
Organizador: Adolpho Queiroz
Editora: Papel Brasil
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 332
ISBN: 978-85-88138-13-1
Preço: R$ 30

Assessoria de Imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira / Juliana Monteiro
E-mail. heloisa@pluricom.com.br / juliana@pluricom.com.br / pluricom@pluricom.com.br
Fone/fax (11) 3774-6463
www.pluricom. com.br

  • Share/Bookmark

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Nenhum Comentário

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Nome (obrigatório)
Email (não será publicado) (obrigatório)
Site
Comentário: