
Olá amigos,.
Hoje vou comentar sobre um tema, que muito me incomoda e incomoda muitos de vocês, a propaganda – panfletos de imóveis, que são entregues constantemente nas grandes cidades.
A propaganda deriva do termo “propagare” que significa tornar público. Nasceu no seculo XVI com a difusão da fé cristã, segundo o Wikipédia.
Essa atividade começou timidamente, pouco se via nas décadas passada, mas como um piscar de olhos, todas as empresas do setor imobiliário começaram a trabalhar este tipo de anúncio e isso virou uma febre…tem panfleto em todas as esquinas.
Com o “boom imobiliário”, com acesso a crédito, muitos prédios subindo, era inevitável o crescimento desse mercado, e na maneira de propagar seus empreendimentos, ocorre que esse pessoal está passando dos limites.
Entregar este tipo de panfleto, já virou uma guerra entre as humildes meninas que geralmente trabalham no negócio e os pedestres e motoristas.
O índice de rejeição dessa atividade é imenso. Prestem atenção. Quando você está dirigindo e consegue avistar uma menina com panfleto de novos apartamentos é imediato, ou você fecha o vidro, ou então se estiver com o vidro fechado, você olha para o outro lado, correto? Já vi meninas jogando panfletos para dentro do carro para se livrarem dos mesmos.
Claro que tem a parte social, e muitas vezes você pega um panfleto, não por interesse em adquirir um imóvel, mas por pena da menina, que faz aquela cara de coitada, ou então que está sob o sol o dia inteiro, e logo dobra e coloca no lixo do carro.
Essas empresas dão oportunidade de trabalho, para uma classe, que é jovem e está fora do mercado de trabalho, e ganhar R$ 20,00 por dia, faz muito diferença no final do mês e ajuda demais o orçamento, não vou ser hipócrita e não vou deixar de reconhecer isso, mas as mesmas são muitas vezes expostas ao ridículo.
Eu já vi um pessoal fantasiado na Marginal Pinheiros em São Paulo, de Chaplin, Odalisca, outros com placas penduradas no pescoço indicado um imóvel, outros dançando e apontando uma nova construção, vi meninas de roupas pretas dos pés a cabeça embaixo de um Sol de 40 graus no litoral…e por ai vai, isso é correto?
Para promover um empreendimento, existem diversas formas, as construtoras, tem muita verba, muitos profissionais de gabarito, para pensar fora da caixa, mas o que percebo é um aumento nessa atividade medíocre…
Pra mim, não tenho dúvidas que este tipo de anúncio é um dos piores que existe. Gostaria de ter um retorno, para saber se alguém tem métrica, para medir o retorno, que 1 milhão de panfletos trazem…será que alguém compra um apartamento por ter recebido um panfleto? Será que anúncios em jornais e revistas ou televisão, não são mais efetivos?
Gostaria de ouvir sua opinião sobre o assunto.
Mais uma vez eu deixo minha reflexão, não tenho nada contra quem trabalha entregando panfleto, mas que eu odeio receber, ah isso eu odeio.
Um abraço - @reinaldocirilo
Oi Reinaldo!
Primeiramente, parabéns pela matéria, muito interessante!!
Eu trabalhei em uma imobiliária durante 1 ano e meio e realmente, eles agem como se o panfleto fosse a principal (veja, principal, e não única) forma de divulgação.
Embora exista outra fonte (a famosa internet, ou no caso mais específico, eles sempre dizem 'que conheceram pelo Google) cujo retorno é cerca de 30% (o segundo maior) o panfleto sempre sai na frente, onde o retorno é sempre, em volta de 40% ou até 50%, e o restante se divide em revistas, jornais, tv, radio, indicação, etc.
[...]
Comentário by Luciana — 11 de agosto de 2010 @ 13:22
[...] Embora eu concorde plenamente que essas 'fantasias' passem da forma do ridículo, infelizmente é isso que da o retorno. Mas veja, não que o panfleto irá fazer com que o 'leitor' chegue a decisão de compra! Geralmente o panfleto serve para indicar o que tem no imóvel, e o principal, onde ele está localizado, como quase toda forma de comunicação.
Porém, vamos combinar que a 'margem de erro' é muito grande, pois muitas vezes o comprador apenas passou na frente e resolveu parar e no próprio stand pegou o panfleto, e então, na hora da pesquisa ele diz que chegou lá pelo panfleto.
É isso.. espero que tenha ajudado a resolver 'algumas dúvidas'.
Abraços!
(Acho que exagerei um pouco!rs)
Comentário by Luciana — 11 de agosto de 2010 @ 13:23
[...] This post was mentioned on Twitter by Arthur Campos, sinconedi. sinconedi said: RT @inteligemcia: "O pior da Propaganda – Entregar panfletos de imóveis" Novo artigo #inteligemcia por @reinaldocirilo http://bit.ly/cvjkyI [...]
Pingback by Tweets that mention O pior da Propaganda – Entregar panfletos de imóveis « Portal Inteligemcia – Hoje, a praça do marketing no Brasil; amanhã, no mundo. -- Topsy.com — 11 de agosto de 2010 @ 20:00
Olá Reinaldo…
Programar uma ação de panfletagem para uma empresa é uma tarefa comum para qualquer profissional de mídia, pois ela se caracteriza como um meio de comunicação eficiente como qualquer outro.
O problema porém é que, como toda mídia, a panfletagem também deve ser planejada cientificamente na determinação de seu "custo-benefício", levando em consideração fatores tais como público alvo da empresa, produto ou serviço que está sendo promovido, tipo de empresa atendida, etc, etc, etc…
Comentário by Ruy Roberto — 12 de agosto de 2010 @ 5:04
Assim, não consigo enxergar a validade da panfletagem para a venda de imóveis pois não é uma mídia direcionada, os panfletos são entregues para qualquer um (pedestre ou motorista) que passa na rua, sem saber se ele é um possível consumidor de imóveis… Só por esse motivo, sem considerar outros, já é uma estratégia errada, um desperdício de dinheiro, mesmo que seja somente como ação para criar visibilidade, pois o público alvo está errado…
Comentário by Ruy Roberto — 12 de agosto de 2010 @ 5:08
Então me desculpe, mas acreditar que essa ação proporcione retorno em vendas (30% a 50%) é, no mínimo, uma fantasia… Se fosse assim, se a empresa distribuísse mil folhetos significaria que 500 pessoas comprariam apartamentos, concorda??? E ainda assim estaria errado… Porque distribuir mil folhetos se eu tenho apenas 20 ou 30 apartamentos para vender no edifício??? Bastava distribuir cem folhetos e tirar rapidinho as meninas do sol.
Comentário by Ruy Roberto — 12 de agosto de 2010 @ 9:10
Vou resumir:
Humilhação e falta de criatividade.
Parabéns a matéria!
Comentário by Josbertino Durvron — 16 de agosto de 2010 @ 16:02
Olá, Reinaldo
Apesar de antiquada e bizarrra, esta forma de promoção e divulgação é muito barata mediante outras ferramentas, se considerarmos o preço do produto comercializado X investimento. Se na confecção e distribuição de 100 mil folhetos a empresa conseguir reverter apenas 1 desavisado em comprador, já valeu.
É realmente um tiro de canhão, mas como a mosca compensa….
Mas acredito também que já é tempo de renovação…o segmento imobiliário parou no tempo.
Comentário by ana — 16 de agosto de 2010 @ 16:15
Quero aqui salientar que, para nós, consultores imóbiliários, este tem sido uma ferramenta muito boa de trabalho na divulgação de novos produtos/emprendimentos. Esclareço ainda que, já pude comercializar diversos aptos por este meio, em estar divulgando através da distribuição em semaforo e ao mesmo temppo da entrega, poder conversar com o mesmo.
Isso é fato e nótório… a medida em que a disputa de mercado, corretores, incorporadoras vem sendo acirradas, tem que ser alguém diferenciado e buscar alternativas para a prospecção de clientes.
Abraços,
Oiram
Comentário by Oiram — 16 de agosto de 2010 @ 16:28
Continuando com o raciocinio da Luciana,
Trabalhei em algumas imobiliárias grandes, e pasmem, o custo com panfleto pode-se dizer que quase zero, em relação a todas as midias disponiveis para a dilvulgação do empreendimento, além das menina(o)s, que ficam nas esquinas, também fazem parte deste batalhão os corretores, quem saem iguais loucos, para divulgar e ser divulgado, para a incorporadora e imobiliária é custo ZERO !
Comentário by Miro — 17 de agosto de 2010 @ 11:06
Pessoal, boa noite
Muito obrigado pelos comentários, todos eles são muito aproveitáveis, pois nós podemos ver diferentes tipos de percepção.
Não sei se tem o certo ou o errado, mas com certeza, outras maneiras mais criativas existem, o que falta é um pouco de boa vontade.
Um abraço – @reinaldocirilo
Comentário by reinaldo.cirilo — 17 de agosto de 2010 @ 20:02
Também sou corretor imobiliário e não concordo com o que foi dito na matéria. A panfletagem traz sim clientes para os empreendimentos, e nós como consultores temos que ter a percepção de que aquele imóvel cabe ou não para aquele cliente, se não cabe dependendo do atendimento dado a esse cliente que veio do panfleto, posso até receber indicações. Trabalho de diversas formas, faço prospecção ativa, entrego panfletos, mando emails e o que caracteriza meu sucesso é realmente a união de todos esses trabalhos para conseguir meu objetivo que é a satisfação do cliente e a venda. Não existem fórmulas mágicas para a venda.
Um abraço,
Suzuki
Comentário by Suzuki — 28 de outubro de 2010 @ 16:16
Por isso que fazemos ações de panfletagem direcionada. Apenas carros AB, sem caminhões, táxis, carro de empresa e afins. Não fale sem saber. A ação de panfletagem pode (apesar de nem sempre ser) planejada com critérios que fazem com que haja retorno satisfatório/ótimo. A questão é saber fazer a ação, não apenas fazer 100 mil panfletos e jogar na rua, isso vira lixo. Se fizer 10 mil panfletos e só entregar para quem possivelmente faça parte do seu público alvo vale muito mais a pena do que colocar uma propaganda com clichês na TV na hora do intervalo do futebol, no custo benefício.
Comentário by Carlos Andraus — 21 de março de 2011 @ 16:07
Panfletagem funciona, isso que importa. É bom para todo mundo. Para as agências de panfletagem, que ganham com isso, para os panfleteiros, que tem um emprego. R$20,00 por dia ninguém paga, pagam 50, 60 reais por dia (sou dono de uma agência, por isso digo) para trabalhar 5 horas (provavelmente mais do que muita gente formada ganha).
O que diferencia é fazer uma panfletagem direcionada por carro, padrão social e afins, não entregar pra qualquer carro e se livrar dos panfletos. Tratar bem os panfleteiros, pois serão a representação da sua empresa.
Matéria mal-informada e preconceituosa de quem fala de dentro do seu carrão com ar-condicionado sem nunca ter visto os resultados que uma boa ação de panfletagem pode trazer. Existem outras maneiras? Existem. Por que será que "todo mundo" faz panfletagem? Porque tem retorno SIM. Informe-se antes de falar bobagem.
Comentário by carlos — 21 de março de 2011 @ 17:04
CARO BLOGUEIRO, VOCÊ ESTA SENDO INGENUO, POIS O MARKETING NÃO É ABSOLUTO. VOCÊ IDEALIZOU UM CENARIO DE QUE O CONSUMIDOR ESTA TODO NA FRENTE DO PC, A PANFLETAGEM DIRECIONADA PARA O PUBLICO ALVO É MUITO EFICIENTE E COMPROVADO SUA EFICACIA. TENHO DITO
Comentário by Sérgio — 28 de abril de 2011 @ 9:31
O panfleto e uma forma de divulgar o imóvel anunciado e principalmente fixar o nome da impresa no mercado.
por qual motivo a Coca-Cola faz tantas propagandas em televisão revistas etc etc… afixar o nome da empresa.
se alguem sabe uma forma melhor de divulgação e fixação me informem.
Comentário by Wesley — 24 de maio de 2011 @ 10:49
Caro Reinaldo, tenho certesa que você não tem a mínima esperiência em mercado imobiliario, ramo em que eu atuo a alguns anos, e digo com toda propriedade a você: Panfletagen em semaforo da resultados sim. Graças a Deus meus ganhos com vendas de lançamentos deram um salto muito grande quando comecei a contratar este serviço. Então diga para si mesmo que não funciona e continue fechando o vidro do seu carro.
Comentário by Michel Lopes Kill — 27 de setembro de 2011 @ 18:59
Olá, Reinaldo!
Certa feita aqui em Natal/RN, nós discutíamos o trabalho do profissional de mídia. A discussão chegou exatamente a este ponto. Também fico indignado com estas formas de divulgação. Será que o ápice da criatividade desses profissionais é este? Quem vai comprar um imóvel de uma construtora que não se preocupa com o ser humano? O Brasileiro é tão criativo, mas, alguns profissionais da propagando não acompanham e não sabem o que é isso! Cópia um modelo barato que gere dividendos em detrimento do bem estar do seu semelhante!
Abraço!
Comentário by Marcelo Macedo — 1 de novembro de 2011 @ 11:47
Concordo não!!!! Entendí que ele se referiu à percentagem em relação aos imóveis (dos 20 ou 30 apartamentos vendidos, 30 a 50% foram resultado da panfletagem) e não em relação aos panfletos distribuidos…
Comentário by M. Melo — 11 de novembro de 2011 @ 7:11
Olá pessoal, pode ser rídiculo e a pior propaganda, porém, é uma das mais baratas e de maior retorno. Fui gerente de vendas em uma incorporadora em SP e num lançamento optamos por outras mídias, sociais, jornais, tv etc. O resultado estava pífio, foi qdo resolvi voltar a velha panfletagem. 30 mil panfletos em um final de semana……. 45% de aumento nas vendas…..é feio, baixo, ridículo, mas dá resultado, é o mundo capitalista…..usem todas as armas, senão tu morre no mercado……..abçs
Comentário by Max Moura — 29 de novembro de 2011 @ 15:32
Pessoal, muito obrigado pelas dicas e informações, sou um corretor novato e havia mesmo hoje desenhado um panfleto para começar as minhas ações de rua!
Valeu!!!
Comentário by Wagner — 21 de dezembro de 2011 @ 0:35
Não entendo nada disto, mais trabalhei entregando panfleto e segurando placas
e realmente o valor é muito baixo, mais são muitas mulheres q trabalha nisto
deve dar realmente muito retorno.
Comentário by Raquel — 16 de fevereiro de 2012 @ 16:20
Gostei da sua resposta, Carlos. Estou começando uma imobiliária em Santos e acho que direcionar de forma correta a publicidade é algo que deve ser pensando de forma consciente e, claro, usar todos os meios de que dispomos para vender um bom produto.
Comentário by Rick — 17 de fevereiro de 2012 @ 20:13